FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Fluxo de materiais reproduzido na perfeição em miniatura

O centro de logística da WENKO em Baal, na Alemanha, perto de Düsseldorf, foi amplamente modernizado em 2017 pela empresa integradora de sistemas REMA TEC GmbH. Nesta expansão recorreu-se praticamente a todo o portefólio de soluções da Interroll.

Interrol Lego

Publireportagem

Para efeitos de formação e para melhor ilustrar a solução global, foi criado um impressionante modelo —totalmente construído com peças LEGO® — para a Academia Interroll em Baal. 

As peças coloridas são muito admiradas pela sua aplicabilidade criativa em todo o mundo, mas este modelo em Baal atrai verdadeiramente as atenções e é a evidência perfeita de desempenho, mesmo para profissionais de logística experientes. Ao todo, foram utilizadas 135 000 peças LEGO®; só para os níveis detalhados das prateleiras com o sistema de dinâmica de caixas Carton Flow da Interroll foram necessárias 40 000 peças. Assim, não é de espantar que o modelo pese mais de 120 quilos. 

Klaus Blumenschein foi o gestor de projeto responsável da Interroll para o fornecimento das soluções de fluxo de materiais para o centro de distribuição «real» da WENKO, tendo também gerido o projeto de reprodução da réplica. «Usámos aqui a escala ideal de 1:40, por isso, conseguimos apresentar idealmente as soluções da Interroll utilizadas com peças LEGO®. Foram criados em miniatura sistemas de armazenamento e fluxo de paletes, aplicações de dinâmica de caixas, telas transportadoras, classificadores com destinos e curvas para telas transportadoras», explicou. «Desta forma, podemos usar o modelo para ilustrar todos os processos de fluxo de materiais».

Original modular - réplica modular

O modelo em LEGO® ocupa um espaço de 200 x 150 x 55 centímetros e inclui iluminação em todos os túneis de recolha e sobre todas as linhas de separação. Este projeto demorou mais de meio ano a ser concluído e a construção em si demorou sete semanas. Pascal Lenhard, da Brickmonster, em Berlim, foi chamado para este projeto depois de já ter sido bem-sucedido em criações como o Aeroporto de Berlim, a Roda Gigante do parque Prater em Viena e outros modelos em LEGO® igualmente ambiciosos. 

O cliente, a Academia Interroll, e todos os envolvidos no "projeto real" estão encantados com o resultado. O modelo foi adaptado de forma exata ao projeto real da WENKO, mas manteve o habitual caráter LEGO®. Olhando de perto para a réplica, descobrirá uma enorme atenção ao detalhe, bem como pormenores surpreendentes e divertidos como um pirata ou a rainha em LEGO®.