FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FANUC apresenta um novo robô colaborativo: CRX-10iA

O novo robô colaborativo da FANUC tem um desenho completamente novo e oferece uma capacidade de carga de 10 kg e alcance de 1,2 e 1,4 metros.

FANUC

A escassez de trabalhadores qualificados, a competição ao nível dos preços e a crescente flexibilidade nos sistemas de produção dão origem a novos desafios para os fabricantes de robôs. De 18 a 21 de dezembro teve lugar em Tóquio a maior feira de robótica do mundo onde a FANUC apresentou várias soluções e inovações tecnológicas para a fábrica do futuro. A principal novidade foi o robô CRX-10iA.

Este robô colaborativo representa um conceito completamente novo dentro da gama de robôs da FANUC. Em comparação com a série CR já existente, o novo CRX-10iA é mais leve o que facilita a instalação de uma grande variedade de aplicações, como os sistemas de plataforma móveis (AGV). 

Para além disso, para o CRX-10iA, o Teach Pendant pode ser substituído por um tablet contribuindo assim para melhorar a facilidade de utilização. A nova interface de utilizador é particularmente intuitiva e adequada para utilizadores com pouca experiência de programação.

Neste sentido, o CRX-10iA é a solução ideal para os clientes que desejam incluir robôs pela primeira vez na sua fábrica. Enquanto existem indústrias em que a automação é já uma realidade (automóvel, por exemplo), algumas pequenas e médias empresas estão em fase de experimentação o que contribuiu para o aumento da procura deste tipo de robô.

O CRX-10iA está disponível em duas versões: de braço curto com um alcance de 1,2 metros e a versão de braço longo com 1,4 metros de alcance. A capacidade de carga é de 10 kg em ambas as versões.

Funções e programação mais simples

O CRX-10iA é um robô de fácil instalação e programação e oferece várias funções para simplificar o seu trabalho. Tal como os seus colegas da série CR “verde”, o CRX-10iA pode ser equipado com um sistema de visão que permite a carga e descarga autónoma de contentores ou sistemas de prateleiras. No stand da FANUC na feira IREX, os visitantes tiveram a possibilidade de ver um CRX-10iA a colocar blocos de metal num centro de maquinação FANUC ROBODRILL utilizando um sensor de visão 3D.

Outras novidades

A FANUC aproveitou a feira IREX para apresentar uma novidade no campo da visão: o novo sensor de visão 3DV / 1600 que possibilita a captura rápida de imagens com um campo de visão de até 1600 milímetros quadrados, o que possibilita a deteção de peças grandes.

Outra novidade a destacar é o novo robô Delta DR-3iB / 8L com uma capacidade de carga de 8 kg. Este robô tem como cor de série o branco, o que é particularmente importante para os clientes da industria alimentar. O novo modelo oferece um alcance de 1600 milímetros e graças à sua alta capacidade de carga é uma solução ater em conta para a manipulação de alimentos pré-embalados, como latas.

As novidades continuam na série SCARA, a capacidade de carga máxima é de agora 12 kg com o novo modelo SR-12iA.

E continuando com os novos modelos, a FANUC apresentou o FANUC M-800iA/60, robô de alta precisão para aplicações que exigem grande precisão como o corte e soldadura laser com gerador de laser por fibra de FANUC. Esta integração permite uma excelente sincronização uma vez que a potencia do laser é controlada automaticamente mediante o movimento do robô. Também é possível fazer uma parametrização simples das configurações do laser através do teach pendant do robô. Esta solução pode ser muito interessante para o sector automóvel, por exemplo, as portas ou carroçarias podem ser maquinadas com precisão.