FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ESA de Viseu testa a qualidade dos produtos endógenos da região

A Escola Superior Agrária de Viseu vai começar a testar a qualidade dos produtos endógenos da região. Por outras palavras, a ESA irá oferecer o seu laboratório de análise alimentar aos produtores regionais, aproveitando espaços e equipamentos previamente existentes na escola.

Investigação

Ao Jornal do Centro, a professora e vice-presidente da instituição, Maria João Lima, diz que esta é uma iniciativa a pensar nos produtores que não têm acesso aos laboratórios. «Queremos faz análises a diferentes tipos de alimentos, sobretudo aqueles que têm maior representatividade na região como azeites, vinhos, lacticínios e carnes. Os produtores locais não têm acesso a estes laboratórios e o objetivo será o da escola poder ceder um conjunto de análises relacionadas com a qualidade e segurança alimentar, verificando a qualidade da matéria-prima ou até a possibilidade de utilizações, para diferentes alimentos», explicou.

Sobre a potencial participação dos estudantes nas análises, essa é uma ideia a trabalhar. No entretanto, o laboratório será de «prestação de serviços» e irá contar com um “técnico superior que vai estar vocacionado para o trabalho”.

A análise aos alimentos vai ser paga, mas o preço será de carácter simbólico. «Pretendemos dar apoio aos produtores, nomeadamente com análises, mas também estar disponíveis para resolver vários tipos de problemas que os problemas possam ter e, de alguma maneira, ajudar com a nossa investigação. É uma ponte que tentamos fazer para ter uma interação mais próxima», remata Maria João Lima.

FONTE: Jornal do Centro