FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Empresa alimentar portuguesa constrói armazém automático com a Körber

 A Körber Supply Chain anuncia um novo projeto com a Manuel Patrício - Produtos Alimentares. A Körber fornecerá tecnologias de logística automatizada para aumentar a capacidade de armazenamento e a produtividade da empresa em Portugal. Estas soluções incluem o Sistema Automático de Transporte e Armazenagem de Materiais da Körber numa área de temperatura controlada.

 

O sistema de armazenagem e transporte automático de produtos alimentares (legumes frescos), em palotes de madeira, consiste numa solução chave-na-mão de Transelevadores, equipamento automático e Sistema de Gestão de Armazéns (SGA), bem como a responsabilidade pela coordenação técnica com o fornecedor do sistema de estantes e de equipamentos de refrigeração.

Vítor Alves, Gestor de Vendas de Portugal, partilhou que "este é um projeto importante e significativo para nós no nosso mercado português, onde somos reconhecidos como uma empresa líder na automação da cadeia de abastecimento. É um prazer expandir o nosso negócio na indústria em ambiente de temperatura controlada com um cliente como o Manuel Patrício".

A Manuel Patrício Produtos Alimentares estava a ter dificuldades com o espaço limitado para armazenar os palotes de madeira no sistema manual. Além disso, o acesso manual era muito exigente e sujeito a um elevado risco de acidentes, uma vez que os palotes estavam empilhados, dificultando a implementação de um sistema FIFO (First In First Out).

“A opção pela Körber na implementação deste projeto surgiu de forma natural por se tratar de uma empresa bem enraizada no mercado, com provas dadas ao nível da implementação de soluções deste género no mercado. A empresa pauta pelo profissionalismo e esforço incansável de ir ao encontro dos requisitos do cliente” reforça Manuel Patrício, Sócio-gerente.

E, continua, “com a implementação do sistema automático da Körber, pretendemos tirar o máximo partido da câmara de frio, em termos de capacidade de arrumação, sem prejuízo do acesso a qualquer lote armazenado. Permite-nos ainda, ao automatizar as entradas e saídas de produtos, eliminar possíveis erros/acidentes resultantes do empilhamento dos palotes.”

Manuel Patrício reconhece ainda que “o software agregado a este sistema, ao controlar e identificar automaticamente os palotes, permite-nos em qualquer momento, proceder à inventariação do produto armazenado e diminuir erros resultantes de uma gestão manual de um armazém de frio. Recorrer a processos automatizados torna-se essencial para nos mantermos num mercado cada vez mais competitivo. Este projeto permitirá aumentar a nossa eficiência quer em termos operacionais, quer ao nível da gestão.”, remata Manuel Patrício.