FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

e-spool flex: guiar cabos sem anéis coletores

Novo desenrolador de cabos da igus com guia helicoidal assegura mais segurança para quadros de comando e estações de montagem.

e-spool flex

Movimentar cabos com segurança e recolhe-los rapidamente – é essa a finalidade do e-spool flex. O novo desenrolador de cabos da igus consegue guiar todos os cabos e mangueiras para fornecimento de potência, fluídos e dados, sem interrupções. Aumentando assim, a segurança em postos de trabalho com ferramentas e quadros de comando. Para uma rápida instalação do desenrolador de cabos, os especialistas optaram por uma guia helicoidal. Em apenas alguns passos, o cabo é inserido e o e-spool flex fica pronto para utilização.

Para uma utilização flexível de ferramentas e quadros de comando na produção, são necessários cabos e mangueiras de grande comprimento. No entanto, estes são muitas vezes espalhados pelo pavimento, sem qualquer proteção, constituindo um risco, uma vez que os colaboradores podem tropeçar neles.

Os desenroladores de cabos com anéis coletores são uma solução para o fornecimento de potência, mas, muitas vezes, só estão disponíveis como pacote completo com cabos novos. Uma outra desvantagem é o facto de ser muito complicado assegurar uma rápida transmissão de grandes volumes de dados e meios com os anéis coletores. É por este motivo que a igus desenvolveu agora o e-spool flex, um desenrolador de cabos com uma guia helicoidal.

O novo enrolador de cabos não requer qualquer anel coletor, pelo que é possível guiar também cabos bus e mangueiras para ar e líquidos sem interrupções. «O utilizador pode instalar facilmente o seu cabo neste sistema. Isto reduz os custos e aumenta a segurança do seu local de trabalho», explica Jörg Ottersbach, diretor da unidade de negócios de calhas articuladas na igus GmbH.

Para uma rápida montagem, a igus aposta numa guia helicoidal, na qual é inserido o cabo ou a mangueira. A guia é inserida no alojamento exterior de enrolamento do e-spool flex com alguns passos simples. Isto significa que os cabos podem ser movimentados de forma flexível, numa utilização livre, sendo guardados de forma rápida e cuidada após a utilização.

Comprimentos de extensão até 15 metros

O novo e-spool flex está disponível em duas versões: uma versão low-cost com uma alavanca manual para enrolar o cabo e uma solução automática com um travão e um mecanismo de retorno com mola.

O e-spool flex está disponível em três tamanhos para cabos com um diâmetro de 5 a 11 milímetros e um comprimento de extensão de 5 a 15 metros. Os cabos podem ser rapidamente substituídos a qualquer momento.

Para além da integração posterior de um cabo existente no e-spool flex, a igus também oferece a solução do desenrolador de cabos totalmente confecionada com cabos chainflex, especificamente concebidos para aplicações com movimento. Graças aos numerosos testes realizados no laboratório de testes da empresa, com 3800 metros quadrados, a igus oferece uma garantia única de 36 meses em todos os cabos.