FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Dispositivo portátil vai detetar pesticidas em alimentos

Quando Simon Bernard, um jovem inventor francês, viu pela primeira vez um espectómetro de infravermelhos em miniatura, pensou logo em usá-lo para detetar pesticidas em produtos frescos.

O projeto valeu-lhe um prémio de 150 mil euros e o apoio do Ministério da Agricultura francês.

O jovem, de 25 anos, vai passar os próximos meses a criar os algoritmos que vão processar a informação molecular dos produtos e convertê-la em informação sobre pesticidas que seja compreensível ao utilizador comum.

Caso seja bem sucedido, o projeto "Scan Eat" avançará para uma segunda fase, onde o estudante poderá receber um segundo incentivo de 500 mil euros.

A ideia é inspirada no Scio, um projeto israelita, que consiste num equipamento portátil para rastrear a composição molecular de plantas, alimentos e medicamentos.

Este dispositivo, criado em 2014, também usou um espectómetro de infravermelhos do tamanho de uma pen USB. Foi esta característica do projeto que inspirou o estudante a criar um detetor portátil de pesticidas.

Para usar o "Scan Eat" será necessário fazer download de uma aplicação no telemóvel e analisar a fruta ou legume com o dispositivo (também do tamanho de uma pen USB).

Se for comercializado, este 'gadjet' poderá ser de grande utilidade para o consumidor, que passará a aceder a informação crucial sobre a produção dos alimentos que consome.

Por exemplo, segundo o site Potato Business, que cobre a indústria da batata ao nível global, uma simples batata é tratada com pesticidas 18,9 vezes antes de chegar às prateleiras. Numa maçã, esse número sobe para 35,1 vezes (fungicidas, inseticidas, herbicidas).

Fonte: Boas Notícias via Agronegócios