FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comissão Europeia lança concurso para estudo da adaptação da cadeia de abastecimento de açúcar após o fim das quotas

Após o término das quotas de produção, em 30 de setembro de 2017, o setor açucareiro da UE viu-se num novo ambiente de mercado, caracterizado por um mercado mundial desfavorável e por abundantes disponibilidades açucareiras da UE, o que gerou uma pressão descendente nos preços.

Açúcar

Dado este difícil contexto de mercado, o Comissário para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural criou, em 2019 um Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Açúcar para explorar e avaliar possíveis soluções para lidar com a situação. No seu relatório final publicado em julho de 2019, o grupo fez uma série de recomendações dirigidas a todos os atores do setor sucroalcooleiro, incluindo a recomendação à Comissão Europeia para iniciar uma análise abrangente das possíveis estratégias para melhorar a resiliência de mercado do setor.

Com o edital publicado, a Comissão Europeia convida os investigadores a apresentar propostas para um estudo sobre as estratégias de adaptação da cadeia de suprimento de açúcar após o término das quotas de açúcar

O estudo deve fornecer uma análise sólida e abrangente sobre a capacidade do setor açucareiro da UE de se adaptar ao seu ambiente pós-quota e a sua capacidade de responder a diferentes condições de mercado e produção. Deverá concentrar-se ainda nas consequências do fim das quotas e na medida em que as estratégias de adaptação existentes para o novo ambiente de mercado fornecem resiliência suficiente contra as várias ameaças atuais e futuras do mercado. Os resultados serão disponibilizados aos Estados-Membros e a um público mais amplo.

 O prazo para a apresentação de ofertas termina a 4 de maio de 2020, pelas 12 horas, e o estudo durará, no máximo, doze meses.