FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

CLS iMation introduz na Europa o novo empilhador autónomo Agilox OCF

CLS iMation, unidade de negócios da CLS dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation, continua a inovar oferecendo soluções de vanguarda para a automação e digitalização de processos de manutenção, disponibilizando agora o novo e inovador empilhador Agilox OCF nos seus mercados de referência em Itália, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha.

CLS iMation

Depois do "ONE", surge o novo Agilox "OCF" (acrónimo em inglês de Omnidirectional Counterbalanced Forklift): com o lançamento deste novo empilhador contrabalançado omnidirecional autónomo, a Agilox amplia a sua linha de veículos guiados inteligentes (IGVs) que operam utilizando técnicas de swarm intelligence. Ao fazê-lo, a Agilox conseguiu aceder a um novo campo de aplicação, concretamente, a atividade intralogística tradicional de entradas/saídas nos armazéns.

Extremamente compactos, os IGV da AGILOX organizam as suas trajetórias segundo os princípios descentralizados da inteligência coletiva de enxame, o que os torna muito mais flexíveis do que os veículos guiados automaticamente (AGV) tradicionais. Além disso, com este sistema os procedimentos dos veículos tornam-se ainda mais fáceis de programar. Uma inovação que torna obsoletos todos os programas de software centralizados, incluindo as atualizações de manutenção, ao mesmo tempo que garante custos de operação mais baixos.

A CLS iMation é o distribuidor exclusivo da Agilox em Itália, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha, e está atualmente a expandir a sua gama de IGVs.

«Desde a inauguração da nossa unidade de negócios dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation, na CLS temos apreciado o potencial do Agilox ONE, a linha de empilhadores ultraleves, de alta eficiência que redesenhou o conceito de AGV. As frotas operam sem um sistema de controlo centralizado, o que significa que os veículos circulam dentro da fábrica ou armazém de uma forma verdadeiramente autónoma», comenta Michele Calabrese, que dirige a unidade de negócios CLS iMation.

Enquanto o ONE está equipado com uma plataforma elevatória tipo tesoura e funciona como um dispositivo de manuseamento de carga (desloca a carga dentro do perímetro do veículo), o Agilox OCF foi projetado de acordo com os princípios do empilhador contrabalançado.

Mais especificamente, pode carregar paletes, caixotes e outros suportes de carga com peso máximo de 1 500 kg, transportá-los até ao seu destino e colocá-los a alturas até 1 600 mm.

Tal como o ONE, o novo OCF Agilox adota o conceito de deslocação omnidirecional. Pode portanto mover-se lateralmente em corredores estreitos, girar no local e manobrar em espaços reduzidos. A sua bateria de iões de lítio (LiFePO4) assegura um carregamento rápido e um funcionamento de longa duração: 3 minutos de carga permitem até uma hora de operação.

«O conceito IGV inteligente e económico da Agilox dá acesso a novas áreas de aplicação. Enquanto os veículos ONE são utilizados sobretudo para carregar materiais de produção, o OCF permite atividades intralogísticas de entrada e saída de mercadorias, recolha e armazenamento de peças e materiais de produção, desde que as mercadorias estejam ancoradas à palete», acrescenta Calabrese.

«Neste contexto particular e com vista a continuar a ampliar a pegada inovadora que caracteriza a CLS iMation, orgulhamo-nos de introduzir uma solução de vanguarda como o Agilox OCF em projetos de automação dos nossos clientes, ampliando assim a nossa carteira de soluções inovadoras para a Indústria 4.0, a todas as áreas de aplicação».