FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Carlsberg atingiu a meta zero acidentes com robôs colaborativos

A Carlsberg, um dos principais grupos cervejeiros do mundo, conseguiu aliviar a carga de trabalho dos seus empregados em até 60% através da implantação de dois robôs colaborativos Universal Robots (UR), na sua fábrica de Fredericia, na Dinamarca. A introdução desta tecnologia permitiu também melhorar significativamente a segurança dos trabalhadores e reduzir para zero os acidentes na fábrica.

Cobots Carlsberg

De acordo com Thomas Kern Ruby, senior project manager da Calsberg Fredericia, antes da instalação dos cobots, os incidentes no chão de fábrica eram comuns. «Embora a nossa produção fosse altamente automatizada, ainda era necessário um certo grau de input humano, principalmente durante o processo de embalamento, onde os nossos trabalhadores transportavam manualmente as caixas da palete para o carregador. Era uma tarefa monótona e extenuante, em que frequentemente as pessoas sofriam de lesões por movimentos repetitivos ou cortes graves nas cintas de embalagem», explica.

Para ultrapassar estas questões de segurança, a empresa investiu em dois cobots, um UR3 e um UR10. Com uma carga útil de 10 kg, a empresa utiliza o potente UR10 para recolher um conjunto de dez caixas de cartão cintadas.

O UR3, muito adaptável a pequenos espaços, é utilizado para cortar e eliminar a cinta de embalagem, e o UR10 coloca depois as caixas no carregador. Trabalhando em conjunto, os cobots podem manusear até 500 caixas por hora, libertando os empregados da Carlsberg Federicia para se concentrarem em tarefas de alta prioridade, tais como o controlo de qualidade e a manutenção da linha.

Ruby explica que «anteriormente, este processo representava 60% da carga de trabalho de uma pessoa. Hoje em dia, esta parte necessita apenas de um operador para conduzir as paletes de caixas até à linha de embalamento e supervisionar o processo. O UR10 e o UR3 fazem literalmente todo o resto. Isto liberta a nossa equipa e permite- -lhes concentrarem-se em tarefas mais exigentes, melhorando a satisfação no trabalho e, mais importante ainda, mantendo-os seguros. A automatização deste processo ajudou- nos a atingir o nosso objetivo e a alcançar uma cultura de zero acidentes, uma parte essencial do nosso programa de sustentabilidade, “Together Towards Zero”».

Abrir o caminho para a automatização

Após o sucesso da implantação dos UR10 e UR3, a empresa adquiriu mais quatro cobots para automatizar ainda mais a sua produção, incluindo a manipulação de tampas durante o processo de engarrafamento. Segundo Ruby, isto já levou a melhorias substanciais na eficiência da produção.

Jordi Pelegrí, diretor-geral da Universal Robots para Espanha e Portugal acrescenta: «A produtividade é apenas um elemento do negócio, garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores é igualmente importante. Como o demonstra a fábrica de Carlsberg em Fredericia, os nossos cobots são concebidos para trabalhar em conjunto com as pessoas, libertando- -as das tarefas mais sujas, perigosas e aborrecidas para reduzir acidentes e lesões. De uma perspetiva de negócio, a sua facilidade de utilização assegura uma integração simples nos ciclos de produção existentes, o que permite a obtenção de melhorias num curto espaço de tempo».

Sobre a Universal Robots

A Universal Robots foi criada em 2005 com o objetivo de tornar a tecnologia robótica acessível através do desenvolvimento de robôs industriais pequenos, flexíveis, fáceis de usar a preços razoáveis, com os quais os humanos pudessem trabalhar lado a lado em segurança.

Para mais informação visite o website.