FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Taxar Refrigerantes para subsidiar os Hortofrutícolas

Um estudo da British Medical Association (BMA) propõe a criação de um imposto próprio para os refrigerantes e outras bebidas com elevados níveis de açúcar, de modo a subsidiar hortofrutícolas a preços mais baixos.

No relatório Food for Thought: promoting healthy diets among children and young people, os autores explicam que o imposto deve corresponder a, pelo menos, 20% do valor das bebidas – devem incluir-se neste universo todas as bebidas não-alcoólicas com açúcar adicionado.

A necessidade de tomar esta medida prende-se com dois factores: são bebidas altamente calóricas; e as crianças e adultos britânicos ultrapassam em muito os níveis recomendados de consumo de açúcar, o que aumenta o risco de aparecimento de vários problemas de saúde.

É com base nestes elementos que a BMA sugere a utilização dos fundos provenientes do imposto às bebidas para a promoção de uma alimentação saudável. Focando-se nas frutas e legumes, «um dos grupos alimentares mais afectados com o aumento do preço da comida» durante o período de crise, refere o relatório.

O documento propõe ainda a proibição da publicidade a alimentos pouco saudáveis dirigida a crianças e adolescentes.

Dados de um inquérito publicados no relatório da BMA indicam que a dieta britânica em pouco se compara com as recomendações dos nutricionistas. Com especial destaque para o exagero no consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e a ingestão deficiente de frutas e vegetais.

Fonte: Frutas, Legumes e Flores.