FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bebidas probióticas podem ajudar a controlar a Resistência à Insulina

bebida-probiotica
A suplementação com probióticos pode ser útil na prevenção de resistência à insulina, causada pelo consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, de acordo com uma investigação publicada no British Journal of Nutrition. O estudo, conduzido por investigadores da Loughborough University, incluiu 17 indivíduos saudáveis (14 homens e 3 mulheres) que mantiveram a sua ingestão normal de alimentos durante as três primeiras semanas do ensaio.

Durante este período, os participantes foram divididos em dois grupos, com um dos grupos a receber duas doses de leite fermentado probiótico (marca Yakult), por cada elemento do grupo, para ingerirem todos os dias.

Após esta fase inicial, ambos os grupos passaram para uma dieta rica em gordura (65% da energia) e em hidratos de carbono (aumentando a ingestão média diária de calorias em 50%), e o grupo de probióticos continuou com a sua ingestão bi-diária da bebida com Lactobacillus casei (LcS) Shirota. Esta fase durou uma semana.

A principal descoberta do estudo foi que o excesso de gordura reduziu a sensibilidade à insulina em aproximadamente 27% de homens e mulheres jovens saudáveis; entretanto, a suplementação com o probiótico antes e durante o período de excesso de consumo de gordura preservou o controlo glicémico e manteve a ação da insulina.

“Estes resultados fornecem mais evidências indiretas de que mudanças na composição da flora intestinal levam ao desenvolvimento de doenças metabólicas e que a suplementação com probióticos pode ser útil na prevenção de resistência à insulina induzida por um consumo excessivo de alimentos ricos em gordura (isto é, uma dieta ocidentalizada)”, escreveram os autores.

Afirmaram que a principal limitação deste estudo foi que ele não permitiu confirmar se uma dieta rica em gordura alterava a composição da flora intestinal, prejudicando assim a função da barreira intestinal ou levando a um aumento na inflamação sistemática. Além disto, não se pode confirmar que estes resultados fisiológicos foram efetivamente influênciados pela suplementação probiótica.

O investigador da Faculdadede Ciências da Saúde, Desporto e Exercício, Carl Hulston, que liderou o estudo, disse que a comunidade científica já estava ciente do impacto de um consumo excessivo, mesmo que num curto prazo, de alimentos ricos em gordura no desenvolvimento de doenças metabólicas como a diabetes tipo 2. Afirmou também que a demonstração do impacto dos probióticos na resistência à insulina em humanos era um “avanço significativo” que necessita de uma confirmação através de um ensaio de maiores dimensões e controlado com placebo.

A investigação foi financiada pelo fundo educacional da Yakult, que pertence à firma japonesa, Yakult Honsha, na qual o grupo Danone tem uma participação de 20%.

O consumo de iogurte probiótico já tinha demonstrado reduzir as concentrações de glicose sanguínea durante o jejum em pacientes com diabetes do tipo 2, mas isto ainda não tinha sido demonstrado em pessoas saudáveis, como foi o caso deste último estudo. Os mecanismos por detrás deste impacto ainda não estão claros e como tal os investigadores recomendam mais pesquisas nesta área.
Ler aqui.