FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ANEBE defende fim da proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20 horas

A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) defende a eliminação da restrição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20 horas e avança com uma proposta para equilibrar a atividade económica do País, promovendo a saúde pública.

ANEBE

"O racional da aplicação desta medida proibitiva não é significativo durante o inverno, uma vez que é no contexto do verão que existe potencialidade de jovens adquirirem bebidas alcoólicas nos supermercados e/ou lojas e predisposição para agrupamentos na rua para esse efeito", defende, em comunicado de imprensa.

Além disso, a entidade defende o fim da restrição em lojas, supermercados e outras superfícies de retalho. Segundo a ANEBE, "esta medida de antecipação da quadra natalícia, permitirá dispersar os clientes por uma janela de tempo mais ampla, em que vigora o período de abertura das lojas, contribuindo para evitar filas e a concentração de pessoas nos estabelecimentos e, portanto, ajudando a evitar contágio".

Tendo em vista esta alteração, a ANEBE apresentou ao Ministério da Economia uma medida alternativa que passa pela proibição da venda de bebidas alcoólicas a partir das 20 horas quando não se verificar a aquisição de um valor mínimo de alimentos sólidos não aperitivos de 25 euros na loja em causa.

João Vargas, secretário-geral da ANEBE, acredita que "esta é uma forma de evitar a aquisição de bebidas apenas para consumo de rua e permite conciliar a atividade económica com o controlo da pandemia".

A organização defende que a criação de barreiras legais à compra de álcool tem efeitos nefastos, alertando para o ressurgimento de bebidas contrafeitas no mercado com consequências de saúde para os consumidores, o consumo por parte de menores e consumos abusivos sem controlo e a perda de empregos em toda a fileira do setor. Realçam, ainda, a "menor arrecadação fiscal pelo Estado, através dos impostos de consumo".