FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Agroalimentar adota Código de Conduta

A Comissão Europeia apresentou, oficialmente, o Código de Conduta para Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis para o setor agroalimentar, desde a produção ao consumidor, sendo este o primeiro resultado da Estratégia “Do Prado ao Prato” apresentada em maio de 2020.

sustentabilidade

Este Código, composto por um conjunto de compromissos, tem como objetivo unir todos os intervenientes do sistema alimentar em torno de ações e metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, de forma a contribuir para a transição sustentável e aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de opções alimentares saudáveis e sustentáveis.

Trata-se de um documento, de natureza voluntária e complementar à legislação já existente, ao qual podem aderir quer entidades associativas (associações, federações, confederações) quer empresas em nome individual.

Foi desenvolvido em conjunto com a Comissão e entidades setoriais e empresas da cadeia de valor alimentar europeias, contando também com o envolvimento ativo e o contributo de outras partes interessadas, incluindo organizações internacionais, ONG, sindicatos, entre outras.

Em comunicado a Comissão destaca que este “código marca o início de um processo dinâmico” e avança que conta com já 65 signatários. Entre estes está a FoodDrinkEurope, confederação que a FIPA integra, tendo também participado no processo de elaboração deste documento.