FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tecnologia inovadora da Arla Foods Ingredients pode revolucionar indústria de laticínios

Uma tecnologia revolucionária para separar o leite dos seus diferentes componentes protéicos foi lançada pelo Arla Foods Ingredients, especializada na categoria de ingredientes lácteos, abrindo a porta para infinitas possibilidades de inovação.

O método patenteado, denominado "fracionamento do leite", é desenvolvido pela Arla Foods Ingredients (AFI), líder global em ingredientes especializados em leite e soro de leite de alta qualidade e subsidiária da cooperativa europeia de laticínios Arla Foods.

A AFI propôs-se o desafio de fornecer avanços científicos para permitir que cientistas, nutricionistas e profissionais de saúde criem produtos lácteos de última geração. Agora, tal é possível por meio da seleção de proteínas puras do leite específicas, por exemplo, caseína e proteínas de soro de leite.

Permitir o desenvolvimento de alimentos específicos de nutrientes especializados abre novas oportunidades para levar fórmulas infantis e produtos desportivos para o próximo nível e atender a outros grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com necessidades nutricionais médicas especiais.

Tecnologia única cria uma maior concentração de matéria-prima

A separação das diferentes proteínas do leite do soro de leite, era anteriormente baseada na produção de queijo, uma vez que o soro de leite é um bi-produto desse processo. Agora, ao contornar o processo de fabricação de queijo, a nova tecnologia de fracionamento de leite patenteada da Arla não só permite uma maior concentração de matéria-prima potencial, mas também cria fluxos de proteína num processo exclusivo e totalmente controlado com etapas de processamento significativamente reduzidas e um processo muito mais suave de processamento do leite.

Comentando sobre a descoberta, Henrik Andersen, CEO da Arla Foods Ingredients, diz: «O método está em desenvolvimento há vários anos e estou muito feliz em ver o que antes era uma visão se tornar uma realidade comercial com o poder de revolucionar completamente a nutrição direcionada para grupos vulneráveis. Como inovadores com base na ciência, somos levados a inventar e reinventar os nossos processos para garantir que tenhamos os melhores produtos possíveis disponíveis e continuemos a liderar o caminho no âmbito do soro de leite.»

O processo de fracionamento do leite é pioneiro para fórmulas infantis nos laticínios da AFI em Videbaek, na Dinamarca, para atender a uma demanda crescente por fórmulas infantis orgânicas, um mercado com estimativa de aumento de 14,1% nos próximos dois anos, segundo dados da Marketreportsworld.

«A produção de queijos tradicionais exige quantidades significativas de leite para produzir os volumes de soro de leite de que necessitamos para atender à demanda e, agora que não dependemos disso. Podemos aumentar significativamente a produção e, ao mesmo tempo, oferecer aos pais e responsáveis, uma ​​maior clareza do proveniência da fórmula de leite infantil porque apenas algumas fazendas da Arla fornecem o leite para a nossa fábrica em Videbaek», explica Henrik Andersen.

A Arla Foods Ingredients usa atualmente a nova tecnologia de fabricação da marca orgânica Baby & Me® para a Arla Foods e a AFI espera lançar as primeiras soluções de fórmulas infantis orgânicas de marca própria com base na tecnologia durante 2022.

Imagem: Arla Foods Ingredients Innovation Centre