FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A multidisciplinaridade e a constante dinâmica da Segurança Alimentar

A segurança alimentar recorre a várias áreas de investigação e atuação que estão em permanente evolução e discussão, nomeadamente: microbiologia, ecologia, educação, epidemiologia, bioinformática, economia, globalização, gestão. As questões associadas à segurança alimentar que são consideradas de maior preocupação continuam a evoluir à medida que os sistemas de produção de alimentos se tornam mais complexos.

Com isto, também se estreitam as relações ao longo da cadeia alimentar, tornando muitos desses elos potenciais pontos de contaminação que afetarão seguramente também etapas da produção, processamento e distribuição de alimentar. O desenvolvimento de normas e gestão de programas eficazes de segurança alimentar são essenciais para minimizar a ocorrência surtos de doenças transmitidas por alimentos.

O setor depara-se com consumidores cada vez mais exigentes sobretudo no que diz respeito a maior variedade de produtos e durante todo o ano, procura de alimentos étnicos, inovadores e orgânicos, combinada com uma indústria ávida de níveis de produtividade mais elevados e distribuição a baixo custo. Tudo isto sem defraudar as expectativas do consumidor por alimentos seguros e acessíveis.

Com a evolução das técnicas analíticas, a informação e o volume de dados aumentam exponencialmente, pelo que é essencial atuar também ao nível da formação das próximas gerações de técnicos em ciência de alimentos e profissionais de saúde para estarem habilitados para análise de grandes volumes de dados, para a bioengenharia, bioinformática e ainda cibersegurança. Mais, para que a comunicação seja eficaz em toda a cadeia de abastecimento global é necessária uma harmonização intergovernamental de legislação e práticas coesas para garantia da Qualidade, Segurança Alimentar, Nutrição e Sustentabilidade.

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 29 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt