FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A experiência certificada como solução de automação para a indústria alimentar

A Soft Robotics desenvolve e produz uma tecnologia de manipulação inovadora que permite automatizar processos complexos e que se mantêm manuais até aos dias de hoje, simulando para isso, a mão humana. A experiência e dedicação, com quase 15 anos, aliada à certificação EC 1935/2004, permite desenvolver a solução correta para as necessidades do cliente e garante segurança durante todo o processo de automação dos objetos manuseados, nomeadamente de bens alimentares.

Reiman Soft Robotics

A especialidade e a experiência superior e comprovada fazem da Soft Robotics a única empresa líder em manipulação de produtos alimentares.

Porque devo começar a automatizar?

A indústria alimentar, apesar dos avanços tecnológicos significativos que tem vindo a demonstrar, ainda possui muitos processos manuais, principalmente devido à variabilidade intrínseca ao produto e ao processo (como o tamanho, formato, consistência, entre outros). Isso deve-se muito à falta de soluções eficazes que sejam capazes de responder às necessidades de manipulação na indústria. É nesse sentido que a experiência da equipa da Soft Robotics e da Reiman, em Portugal, pode ajudar qualquer negócio a dar o primeiro passo face à automação.

O custo, aplicabilidade e facilidade de utilização são fatores típicos a considerar na escolha de uma solução robótica. Porém, quando se trata de operações de embalagem e manuseamento de alimentos, há outro requisito ainda mais importante: a segurança alimentar. Atualmente, os avanços tecnológicos tornaram as soluções de automação, e especialmente os grippers necessários para executar as tarefas, muito mais eficazes e acessíveis.

Os benefícios da utilização destas ferramentas na transformação e manuseamento de alimentos incluem a capacidade de:

  • Aliviar a pressão causada pela escassez de mão-de-obra e reduzir os custos da mesma;

  • Obter resultados mais consistentes;

  • Atingir rendimentos mais elevados e aumentar a produção;

  • Reduzir o potencial risco de contaminação através de agentes patogénicos.

A importância de escolher o seu gripper ideal

Soft Robotics Reiman

Embora a automação no processamento e embalagem de alimentos consiga ajudar a reduzir as contaminações cruzadas, a qualidade do produto não pode ser descurada. Na manipulação dos alimentos é necessário um gripper que garanta segurança alimentar especializada e que execute a tarefa com o mesmo cuidado que uma mão humana teria. A indústria de processamento e manipulação de alimentos apresenta desafios únicos para os grippers em aplicações de embalagem e manipulação.

As “garras” ou “agulhas” em inox cumprem as normas de segurança alimentar devido ao material de que são constituídas. No entanto, pela recorrente falta de suavidade, sensibilidade e adaptabilidade no manuseamento do produto, o mesmo acaba por ser marcado ou danificado, e apesar de muitas vezes não ser visível no momento, acaba por originar reclamações e custos avultados.

No caso de sistemas baseados em ventosas, apesar de serem eficazes a manusear alguns produtos que já estão embalados, a sucção de ar que utilizam para se fixarem a um item também suga partículas alimentares, que acabam por ser alojadas no interior do sistema, onde o risco de criação de bactérias e transmissão é significativamente aumentado. Para este caso, existem já complexos sistemas de desinfeção e limpeza, mas ao contrário do custo das ventosas são extremamente caros.

Os grippers da Soft Robotics são seguros e macios, tocam suavemente no produto, e movem-nos a alta velocidade, para a localização pretendida. Quando se trata de garantir a segurança alimentar, estes sistemas são intrinsecamente selados, protegendo o dispositivo contra a entrada de partículas alimentares e eliminando a possibilidade de proliferação de agentes patogénicos e possíveis contágios associados.

Escolher solução ideal para o processo de automação de produtos alimentares é essencial para evitar a contaminação por causas biológicas tais como bactérias, vírus, mofo e parasitas, assim como a contaminação cruzada devido a limpeza ineficaz ou incompleta. Assim, as equipas de automação nas operações de processamento e manipulação de alimentos devem examinar os seus processos, os produtos que manipulam e os requisitos de limpeza e segurança para esses mesmos produtos, a fim de escolher a solução que será mais eficaz para as suas operações.

Quando se trata de processamento e manipulação de alimentos, existem regulamentos em todo o mundo que ajudam os fabricantes a discernir que ferramentas e materiais são seguros para o contacto com os alimentos. A tecnologia gripper da Soft Robotics está em conformidade com vários regulamentos alimentares, incluindo o EC 1935/2004 e o FDA CFR Title 21, juntamente com o facto de estar a ser construída utilizando GMP (Good Manufacturing Practices).

Isto significa que o gripper da Soft Robotics foi concebido tendo em conta, essencialmente, a segurança alimentar, de forma a minimizar o risco de propagação de agentes patogénicos, estando protegido contra a penetração de bactérias e contaminação.

Constante aperfeiçoamento: Novo mGRIP 3 - Finger Gripper

Tendo sempre como principal objetivo a melhoria da qualidade, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de soluções que se adaptem às necessidades da automação de bens alimentares ou de consumo, a Soft Robotics adicionou recentemente à sua coleção de grippers o mGrip 3-Finger Gripper, que promete maior eficácia na recolha e colocação de objetos mais pequenos e circulares (até 20mm), em espaços também mais pequenos, para além que o “dedo” extra permite atingir velocidades mais elevadas e uma autocentralização melhorada.

Os grippers da Soft Robotics adaptam-se ao produto, mesmo quando este muda de tamanho e de orientação, ou seja, absorve a variabilidade intrínseca ao produto e ao processo. Para além disso, é o único produto no mercado que cumpre inteiramente a norma Europeia EC 1935/2004, e que consegue lidar com objetos delicados até 180ppm (produtos por minuto) sem causar danos.

Contacte-nos para mais informações sobre os equipamentos da Soft Robotics ou para fazer um teste com o seu produto.

Para mais informações sobre os equipamentos da Soft Robotics ou para fazer um teste com o seu produto: automacao@reiman.pt