FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

2020: Tendências para o investimento no setor agroalimentar

As novidades são reveladas no novo relatório da AgFunder, uma plataforma de investimento no setor AgriFood, e da Idea 2 Scale, e tem por base inquéritos e entrevistas a 50 investidores no setor agroalimentar mundial.

Biotecnologia

A Ásia é a região em que os investidores estão mais interessados em relação ao futuro, tendo sido escolhida por 57% dos inquiridos. A Índia foi escolhida por 12% dos investidores como o país que se representa mais promissor para o futuro. Conclui-se ainda que os norte-americanos continuam a investir mais no exterior que os investidores europeus. 

58% dos investidores escolheram a biotecnologia como a categoria pela qual estão mais entusiasmados para 2020, um pouco à frente dos alimentos inovadores, que conseguiram 56% da votação. 

A biotecnologia agrícola engloba as tecnologias utilizadas na agricultura que envolvem processos químicos ou biológicos, como alterações genéticas de sementes, análise de ADN animal e bio pesticidas.

Os alimentos inovadores surgem em segundo lugar e as imitações de carne à base de plantas são realçadas pelos autores dado o seu interesse crescente na ótica do investimento.

Em terceiro lugar surge os software de gestão, sensores e IoT, que reuniram o consenso de 46% dos investidores. Em quarto surgem as tecnologias intermediárias, que se debruçam sobre a cadeia de distribuição.

De uma perspetiva geral, as plataformas digitais de restauração online, de venda de cabazes de ingredientes e os supermercados digitais vão perder relevância em 2020. Esta categoria foi considerada a mais sobrevalorizada pelos investidores.