Portugal participa em iniciativa para reduzir o desperdício alimentar

FOTO: PATRYCJA JADACH/ UNSPLASH

Christina Genet

Ao lado das organizações italianas e francesas, a Universidade Nova de Lisboa comprometeu-se a agir contra o desperdício alimentar no âmbito do projeto europeu COMBINE, que entra agora na fase de diagnóstico, com o objetivo de analisar os hábitos de consumo e adaptar a sua estratégia.

Enquanto 88 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todos os anos na União Europeia, o Projeto COMBINE pretende fazer a diferença. Coordenado pela International Food Waste Coalition (IFWC) e o European Food Information Council (EUFIC), a iniciativa reúne vários países europeus – Portugal, França, Itália e Finlândia – em torno de um objetivo comum: apoiar o compromisso da UE de reduzir em 30% o desperdício alimentar. Neste contexto, o projeto colabora de forma estreita com escolas, restaurantes e municípios.

Lançado em junho de 2024, o projeto entra agora na fase de diagnóstico. Esta etapa visa analisar os hábitos dos consumidores e identificar os grupos prioritários nos países participantes. “Para reduzir eficazmente o desperdício alimentar, precisamos de compreender por que motivo ele acontece”, sublinha Thomas Candeal, coordenador de projeto da IFWC, “[...] o desperdício ocorre em casa, na escola e no trabalho – e é nesses contextos que devemos concentrar a nossa atenção.”

Para isso, o projeto COMBINE recorre a várias ferramentas. Além de desenvolver intervenções educativas baseadas em métodos de análise social e comportamental, pretende utilizar o calculador de prevenção do desperdício alimentar desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da UE. A iniciativa pretende também apoiar-se em estudos de caso reais e nas estratégias de múltiplos atores, como ONG, empresas privadas e entidades públicas, com o objetivo de ilustrar este desafio com exemplos concretos.

Até ao verão de 2025, o programa, representado em Portugal pela Universidade Nova de Lisboa, deverá iniciar um primeiro conjunto de intervenções nos cinco países parceiros, antes da implementação completa até ao final do ano.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.