Flutuações na procura e planeamento da produção

FOTO STOCKSNAP/ PIXABAY
A harmonia perfeita entre a procura de mercado e a disponibilidade de produto é o “Santo Graal” para qualquer gestor de cadeias de abastecimento. E quanto mais parecemos estar aptos a desempenhar esta tarefa, com recurso a ferramentas cada vez mais capazes de processar mais informação e adaptar modelos e algoritmos de procura, mais impacto temos dos fenómenos que afetam as cadeias de abastecimento, de uma forma global: Covid, desequilíbrio dos fluxos marítimos de contentores, tensões geopolíticas em vários locais de globo e ainda estamos para perceber quais os impactos das mais recentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e os restantes mercados, são só alguns exemplos mais recentes.
A acrescentar complexidade aos impactos destes fenómenos globais, temos depois as especificidades de cada negócio, às quais, com conhecimento e experiência, teremos mais capacidade de reagir e antecipar disrupções.
A organização do planeamento da supply chain é essencial para organizar e coordenar todas as atividades envolvidas na produção e distribuição de produtos e serviços. O objetivo é assegurar que os produtos corretos, nas quantidades corretas, estejam disponíveis no momento certo, no local da necessidade. Obviamente que há fatores de eficiência ligados a estes processos, sobretudo a nível de custo de produção, custo de posse de capital, custo de transporte, entre outros.
Planeamento tático na supply chain
Dos vários níveis de planeamento que possam estar implementados numa empresa, não todos necessariamente, destacamos:
Planeamento Estratégico: Este nível cobre um horizonte de longo prazo, geralmente de três a cinco anos. Envolve decisões estratégicas, relacionadas sobretudo com a visão de futuro do negócio, expansão de mercado e necessidade de investimentos em infraestruturas e tecnologia. Será sujeito a revisões anuais, podendo o nível de revisão ser ajustado consoante a necessidade do Negócio e consoante haja um alinhamento maior ou menor com o plano anteriormente definido.
Plano Anual do Negócio: Com um horizonte de médio prazo, geralmente anual, este nível foca-se sobretudo na definição mais detalhada de planos de vendas, alocação de recursos, políticas de capital investido e definição de execução dos planos/ projetos de ganho de eficiência. Definem-se também quais os objetivos a atingir nos vários KPI de negócio.
Planeamento Tático: Este nível é de curto/ médio prazo, numa perspetiva geralmente trimestral, com ciclo de revisão mensal. Baseia-se sobretudo em processos de revalidação da procura e consequente alinhamento das necessidades de produção e materiais.
Planeamento da Produção: Este é o nível mais detalhado e de curto prazo, geralmente semanal, podendo haver níveis de detalhe diário. Envolve a programação das operações de produção específicas para garantir que os produtos sejam fabricados conforme necessário. (...)
Por Rui Castanheira
Diretor de Logística Amorim Cork
Leia o artigo completo na TecnoAlimentar 44, abril/ junho de 2025, dedicada aos desafíos na logístisca da indústria alimentar
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