Efeito de uma solução de vinagre de vinho tinto na extensão da vida útil de espetadas de lula e camarão

  • 06 outubro 2025, segunda-feira
  • Consumo

FOTOGRAFIA AFSHANASUFIA/ PIXABAY

No presente estudo foi avaliada a carga microbiana e a eficácia de compostos naturais na extensão da vida útil de espetadas refrigeradas de lula (Loligo duvauceli) e camarão (Parapenaeus longirostris). Após análise microbiológica, observou-se ausência de Listeria monocytogenes e Escherichia coli, mas uma elevada contaminação inicial por Pseudomonas spp., Enterobacterales e bactérias do ácido lático.

Durante o armazenamento a 4 °C, registou-se um crescimento de cerca de 4 log UFC/g em todos os grupos microbianos analisados. Após testadas diferentes soluções antimicrobianas naturais contra microrganismos isolados do produto, o ácido acético demonstrou maior atividade antimicrobiana. Sendo assim, foi avaliada a aplicação de vinagre de vinho tinto (50% v/v) no produto, como alternativa prática e natural. A aplicação por imersão resultou numa redução significativa de Enterobacterales e Pseudomonas spp., enquanto a pulverização não apresentou efeito relevante. A imersão em vinagre revelou-se uma estratégia eficaz, simples e de baixo custo para retardar a deterioração microbiológica do produto, contribuindo potencialmente para o aumento da sua vida útil sem comprometer a segurança alimentar.

INTRODUÇÃO

Com a crescente procura por dietas mais equilibradas e saudáveis, o consumo de alimentos marinhos, ou “produtos do mar”, tem vindo a ganhar maior relevância. Estes produtos destacam-se pela sua elevada densidade nutricional, sendo fontes ricas de proteínas, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais. No entanto, a sua composição também os torna altamente perecíveis, o que, aliado ao seu custo relativamente elevado, limita a sua conveniência enquanto alternativa alimentar.

Neste contexto, a extensão da vida útil de produtos do mar prontos a cozinhar representa uma necessidade crescente da indústria alimentar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de compostos naturais na preservação microbiológica de espetadas refrigeradas de lula e camarão com reduzido prazo de validade. Foram isoladas espécies bacterianas após o fim da validade do produto e avaliada a sua suscetibilidade a várias soluções antimicrobianas. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à aplicação direta de uma solução de vinagre de vinho tinto ao produto, aplicado por pulverização ou imersão, e foi avaliado o efeito dos tratamentos sobre o crescimento bacteriano. (...)

Autores Lourenço Pinto de Rezende,
Joana Bastos Barbosa,
Teresa Bento de Carvalho,
Paula Teixeira

Universidade Católica Portuguesa, CBQF - Centro de Biotecnologia

E Química Fina Laboratório Associado, Escola Superior de Biotecnologia

Leia o artigo completo na TecnoAlimentar 44, julho/ setembro 2025, dedicada ao tema "Frescos: reduzir do desperdício"

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.