Desafios na gestão de centros de distribuição

DR

Os desafios na gestão de grandes armazéns, entrepostos ou centros de distribuição, na área alimentar, são imensos. 

Na nossa perspetiva poderemos resumir os desafios associados aos centros de distribuição nos dias de hoje a: recursos humanos (Pessoas), tecnologia e dimensão e modelo de negócio, com grande interdependência entre eles.

Pessoas

O desafio começa por conseguir identificar, cativar e reter os melhores perfis, os que melhor se enquadram naquilo que são as funções e espírito da empresa. Estabelecer parcerias com Escolas e Universidades para programas de visitas e estágios é uma das formas de identificar e chegar mais cedo estes perfis.

Depois, é necessário ter equipas com a dimensão adequada, para assegurar a execução das atividades de forma eficiente, com elasticidade para resposta a picos, num contexto de escassez de mão de obra.

A insuficiente aposta do país em formação técnico-profissional na área da logística, por vezes associada a uma imagem de carreira pouco atrativa, leva à falta de competências nos recursos humanos e dificulta a renovação das equipas. Há escassez de profissionais com competências mínimas, levando a longos tempos de aprendizagem on the job. 

A retenção de profissionais mais especializados é um verdadeiro desafio, pelo que a rotação de determinados perfis é elevada, obrigando à implementação de modelos de gestão de recursos humanos mais aliciantes. 

Num contexto de equipas cada vez mais multiculturais, é fundamental ter chefias com sensibilidade para diferentes culturas, multilinguísticas e, cada uma, com necessidades específicas. As chefias terão de ter, cada vez mais competências e capacidade de promover o trabalho em equipa e de gerir conflitos, assegurando equipas motivadas e com elevados níveis de produtividade.

Com a evolução tecnológica que estamos a assistir, os temas de upskilling e reskilling, são muito relevantes e um dos principais desafios em termos de recursos humanos nos próximos tempos. Associado a estes, os elevados níveis de resistência à mudança nas equipas são outro obstáculo a ultrapassar. 

Em negócios com elevada sazonalidade e lead times muito curtos, ter equipas resilientes e flexíveis é fulcral para assegurar os melhores níveis de serviço. Cada vez é mais difícil conseguir equipas a trabalhar por turnos, especialmente durante a noite e ao fim de semana, em regimes de laboração continua.

Assegurar a implementação de todo um conjunto de regras de segurança, por forma a mitigar o risco das atividades e evitar a ocorrência de acidentes é primordial.(...)

Por Jorge Vasconcelos Correia
Gestor das Plataformas do Grupo Super Bock e
Engenheiro Mecânico
 

Leia o artigo, na íntegra, na TecnoAlimentar nº 43, abril/ junho 2025 dedicada ao tema "Desafios na logística na indústria alimentar"

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