Cuidados com a nutrição do doente oncológico
- 06 fevereiro 2026, sexta-feira
- Consumo

D.R.
Em fevereiro, assinala-se o mês em que o mundo se une para sensibilizar a sociedade para a luta contra o cancro. Neste contexto, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com Fortimel, uma marca da Danone Nutricia, sublinha o papel fundamental da nutrição clínica como parte integrante dos cuidados oncológicos
Face aos alertas da Proteção Civil e ao estado de calamidade provocado pelas recentes tempestades, a LPCC e Fortimel decidiram, por razões de segurança, adiar a iniciativa prevista para assinalar o Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro. O evento, que incluiria um simbólico Cordão Humano e um showcooking com a Chef Tia Cátia, será reagendado para a última semana de maio, sendo o local e programa detalhado anunciados oportunamente, informaram as entidades em comunicado.
Ainda assim, a ocasião não deixa de ser aproveitada para lembrar alguns números: cerca de 60 % dos doentes oncológicos apresentem risco nutricional ou malnutrição logo no momento do diagnóstico, percentagem que pode atingir 85 % ao longo do tratamento, com impacto direto na tolerância à terapêutica, na resposta clínica e na qualidade de vida.
O projeto “Descomplicar a Nutrição no Cancro” foi desenvolvido no âmbito da parceria entre Fortimel, uma marca da Danone Nutricia, e a LPCC. Com a Chef Tia Cátia como rosto da componente prática, o projeto tem como objetivo demonstrar, de forma simples e acessível, como pequenas adaptações alimentares podem contribuir para o bem-estar e para uma melhor resposta clínica durante o tratamento oncológico.
O projeto apresenta também um livro que serve de ferramenta prática para apoiar doentes e cuidadores, reunindo receitas adaptadas às necessidades específicas em contexto oncológico e orientações baseadas em evidência científica, promovendo a saúde e a qualidade de vida ao longo de todo o percurso da doença. A LPCC e Fortimel disponibilizam o ebook “Descomplicar a Nutrição no Cancro”, cujo download gratuito pode ser feito AQUI
A LPCC e Fortimel aproveitam também para reiterar que a nutrição não é um complemento, mas um cuidado essencial para o suporte aos tratamentos, devendo ser integrada precocemente no acompanhamento do doente oncológico.
Outros artigos que lhe podem interessar