Alimentos contêm hoje menos sal e açúcar

FOTOGRAFIA WALTERRODRIGUEZPH/ PIXABAY

Christina Genet

O relatório analisa o cumprimento dos objetivos definidos para o período 2018-2023, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

O teor de sal e açúcar baixou 14,8 % e 20,8 % em cinco anos. É o que revelou o Relatório da Reformulação dos Alimentos em Portugal divulgado no dia 8 de julho. Coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em parceria com a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e outras instituições nacionais, o estudo analisou a evolução da composição dos alimentos entre 2018 e 2023.

O relatório abrangeu produtos alimentares como batatas fritas, cereais de pequeno-almoço e pizzas, no que respeita à quantidade de sal, e focou-se em refrigerantes, iogurtes e leite fermentado na análise do teor de açúcar. Os resultados mostram que 7 432,5 toneladas de açúcar e 18,3 toneladas de sal foram assim reduzidas.

Tendo por base as recomendações da OMS, estes valores cumprem as metas definidas no protocolo de reformulação dos produtos alimentares estabelecido no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. O objetivo é aproximar o consumo diário de sal per capita a 5 g/dia e de açúcar a 50 g/dia para adultos e 25 g/dia para crianças.

Embora a maioria dos produtos analisados pareça, de forma global, respeitar os objetivos definidos, 33,3 % das refeições congeladas incluídas no estudo continuam acima da meta nacional de teor de sal, e 91,7 % acima do valor de referência da OMS. Neste contexto, destacaram-se em particular pratos prontos a consumir de Bacalhau à Brás e Arroz de pato.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.