FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Zona Euro: vendas a retalho cresceram 0,4% em maio, Portugal lidera nas quedas

O volume de vendas do comércio a retalho na zona euro aumentou, em maio, 1,6 por cento face ao mesmo mês de 2015 e 0,4 por cento na comparação com abril, divulgou o Eurostat com base em dados corrigidos da sazonalidade mas ainda provisórios.

Enquanto Suécia (+2,1%), Estónia (+1,5%) e Irlanda (+1,3%) lideraram nas variações positivas estimadas no conjunto da União Europeia (UE), Portugal destacou-se pela negativa, com uma quebra mensal de 1,7 por cento, contra subida de 1,2 por cento em abril, à frente da Roménia e da Dinamarca, respetivamente, com decréscimos de 1,6 e 1,1 por cento.

A evolução das vendas em base homóloga, comparadas com maior de 2015, foi determinada sobretudo pelo incremento das vendas no setor não alimentar e em combustíveis, detalha a nota publicada esta terça-feira.

No conjunto do espaço europeu, a progressão mais forte pertenceu à Roménia, com mais 13,8 por cento, seguida do Luxemburgo, com mais 10,0 por cento, enquanto a Bélgica apontou a quebra mais pronunciada, com uma variação de 1,0 por cento. Em Portugal, a expansão em termos homólogos passou dos 3,0 por cento, em abril, para 1,2 por cento em maio.

Fonte: Dinheirodigital