FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Workshop dedicado à indústria alimentar

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover um workshop, dia 14 de março, às 14h15, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, subordinado ao tema: “Indústria Agroalimentar – Cumprimento de Referenciais Normativos como Ferramenta de Competitividade – Diagnóstico: Resultados e Boas Práticas Identificadas”.

agroalimentar

Atualmente o comércio de bens alimentares à escala global é suportado por normas e requisitos concebidos para garantir a segurança e qualidade dos produtos, bem como a sustentabilidade das cadeias de valor.

Estas regras de comércio (entre países e/ou aglomerados distribuidores) existem como um misto de barreiras/filtros para acesso a mercados e clientes, bem como também para proteger os consumidores.

Para qualquer player nacional do setor agroindustrial que pretenda aceder, de forma sustentada, a mercados externos e grandes cadeias de distribuição, é condição fundamental que cumpram com referenciais normativos internacionais reconhecidos por estes clientes/mercados.

Com a execução desta candidatura, que teve o seu início em 2017 e terminará agosto de 2019, pretende-se desenvolver um programa estruturado de intervenção nesta área, num conjunto de 10 PME´s agro-alimentares nos seguintes domínios imateriais de competitividade:

– Inovação organizacional e de Gestão, através da introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento;

– Qualidade, através da certificação, no âmbito do sistema português da qualidade (SPQ) ou de sistemas internacionais de certificação, de sistemas de gestão da qualidade, ou de outros sistemas de gestão não incluídos nas restantes tipologias e que sejam relevantes para a qualidade dos produtos, serviços, ou processos de gestão das empresas, certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas.

Trata-se de um projeto privado, apresentado pela ACIB, ao POCI- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Projetos Conjuntos – Qualificação das PME´s.

Esta sessão será gratuita mas de inscrição obrigatória.

Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone: 234 730 320, via e-mail: acib@acib.pt ou através do site: www.acib.pt/formacao/.