FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

World Fresh Forum, oportunidades no mercado de frutas e vegetais começa a 6 de setembro

Organizado pela Secretaria de Estado do Comércio, ICEX, FEPEX e IFEMA MADRID, este espaço de negócios e networking institucional começa no dia 6 de setembro para aproveitar oportunidades no Brasil, Ucrânia, Coréia do Sul e Bielorússia.

Para assistir às sessões é necessário criar um perfil profissional na plataforma Fruit Attraction LIVEConnnect, neste link, com o código de convite: FA210000001FS

No dia 6 de setembro, e até o dia 10 do mesmo mês, será realizado o World Fresh Forum, no qual serão apresentadas as oportunidades de negócios e desafios comerciais que existem nos países convidados nesta edição da Fruit Attraction: Brasil, Ucrânia., Sul Coréia e Bielorússia.

Organizado pela Secretaria de Estado do Comércio, ICEX Espanha Exportações e Investimentos, IFEMA MADRID e FEPEX, o fórum será realizado em quatro sessões entre 6 e 10 de setembro, por meio da plataforma LIVEConnect.

O primeiro dia do World Fresh Forum, segunda-feira, 6 de setembro, será dedicado ao Brasil. O mercado do setor de frutas e vegetais neste país tem um peso relevante para a oferta de exportação espanhola. Apesar de ser uma grande produtora de frutas e hortaliças, o tamanho da demanda e o investimento das estações entre os dois hemisférios a tornam uma importadora desses produtos. Consequentemente, a Espanha lidera as exportações europeias para o Brasil de produtos como alho, cebola, ameixas, pêssegos, peras ou frutas cítricas. Nesta sessão, serão abordados temas Condições regulatórias de acesso ao mercado brasileiro: MAPA e MINCOTUR, com Agustín Velilla, subdiretor geral de Fiscalização, Certificação e Assistência Técnica do MINCOTUR, e Emilio García Muro, subdiretor geral de Acordos Sanitários e Fronteiras Controle MAPA. A segunda sessão terá como foco Oportunidades para o setor de frutas e vegetais no mercado brasileiro, por Ramón Guzmán, Conselheiro Econômico e Comercial da Espanha em São Paulo; Luiz Roberto Barcelos, CEO da Agrícola Famosa, e José Luis Molina Zamora, CEO da Hispatec.

Na quarta-feira, 8 de setembro, a conferência se concentrará na Ucrânia, cujo mercado de frutas e vegetais registra aumentos notáveis ​​em seus números de importação nos últimos anos, com taxas de crescimento acima de dois dígitos. Neste contexto, apesar da forte concorrência de países como a Turquia, as exportações espanholas de frutas e vegetais têm conseguido aproveitar este aumento das importações e também estão a crescer a bom ritmo. O Acordo de Livre Comércio entre a Ucrânia e a União Europeia, em vigor desde 2017, teve um impacto positivo em nosso comércio bilateral.

A primeira sessão contará mais uma vez com a participação de Agustín Velilla, subdiretor geral de Fiscalização, Certificação e Assistência Técnica do MINCOTUR, e Emilio García Muro, subdiretor geral de Acordos Sanitários e Controle de Fronteiras MAPA, para dar lugar ao debate entre Mónica Junquera , adido comercial da Espanha em Kiev; Oleksandr Kovalchuk, gerente sênior de importação de Frutas e Legumes do Grupo Fozzy, e Ferrán Cabrera, chefe da Europa Oriental da Anecoop S. Cooperativa, que abordarão as oportunidades do setor nesse mercado.

Na quinta-feira, 9 de setembro, é a vez da Coreia do Sul, que com seu acordo de livre comércio com a União Européia facilita o comércio entre as duas partes. A exportação de alguns produtos hortifrutícolas está sujeita à aprovação de protocolos bilaterais entre os dois países, cuja negociação é um longo processo. No entanto, podem surgir oportunidades de negócio na exportação de variantes de laranja onde já existam protocolos bilaterais em vigor, bem como no caso de outros produtos frescos que não requerem estes protocolos, ou de produtos congelados e enlatados.

Depois da primeira sessão do MAPA e do MINCOTUR, focada em Condições regulatórias de acesso ao mercado sul-coreano, Darío Sáez, Conselheiro Econômico e Comercial da Espanha em Seul; Donald Yim, diretor de vendas da coreana Onsem, e Kim Young Il, presidente da coreana Primavera / Bouquet Co., vão falar sobre as oportunidades para o setor de frutas e vegetais nesse mercado. No caso da Bielorússia, a conferência será realizada na sexta-feira, dia 10 de setembro, com a participação do MAPA e do MINCOTUR, além de Pablo Martínez, Conselheiro Econômico e Comercial da Espanha na Rússia e Bielorússia, e diversas empresas importadoras e exportadoras de frutas da Bielorrússia.

Isso abre um palco que oferece oportunidades de grande potencial para a exportação de frutas e vegetais. É fundamental conhecer a fundo o funcionamento dos setores e as demandas específicas dos importadores de frutas e hortaliças. Todas as conferências serão abertas por José María Zalbidea, secretário geral da FEPEX, Raúl Calleja, diretor da Fruit Attraction, e María Naranjo diretora da ICEX Food Industry, e ao final haverá um debate em cada uma das reuniões.

Mais de um mês antes da celebração presencial da Fruit Attraction 2021, cerca de 1.200 empresas expositoras de 40 países já confirmaram sua participação em um dos maiores eventos B2B do mundo. Um número que vai aumentar nas próximas semanas à medida que se mantém em aberto o período de participação no grande evento internacional do setor das frutas e legumes, num formato muito funcional, simples e económico. Desta forma, a indústria está otimista com a próxima celebração presencial da Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças, que, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, será realizada de 5 a 7 de outubro.