FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Wine Track® 2018 chega em outubro ao Porto

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe, a 26 de outubro, o Wine Track 2018 ®, dedicado ao tema da “rastreabilidade em vitivinicultura”.

vinho

Em debate vão estar a garantia da autenticidade e a rastreabilidade dos vinhos e bebidas espirituosas em Portugal bem como as novas soluções para proteger marcas contra a fraude e a contrafação.

Após as edições de 2011, 2013, 2015 e 2017 realizadas em França e do Wine Track ® 2016 que teve lugar em Espanha (Logroño), é a vez do Wine Track® 2018 decorrer em Portugal, pretendendo chamar a atenção para os desafios da garantia da autenticidade e rastreabilidade de vinhos e bebidas espirituosas em Portugal e apresentar novas soluções para proteger marcas contra a fraude e a contrafação.

A presente edição decorre em pleno centro histórico da cidade do Porto, conhecido pelo seu vinho do Porto e centro geográfico da região produção dos Vinhos Verdes.

Será o momento para o setor vitivinícola, no seu mais extenso âmbito – vitivinicultores, enólogos, comerciantes, embaladores, transportadores, distribuidores, etc. – poder ter uma visão clara e realista da situação e dos meios hoje disponíveis para garantir a autenticidade e rastreabilidade dos produtos do setor, bem como antever novas soluções que virão permitir uma melhor proteção contra fraudes e contrafações.

A rastreabilidade poderá ser aqui encarada no seu sentido mais amplo, desde a viticultura (autenticidade e rastreabilidade das plantas de videira, por exemplo), ao processo de vinificação (rastreabilidade de leveduras, por exemplo).

«O Wine Track® 2018 é o lugar privilegiado para o intercâmbio entre cientistas, profissionais do setor, fornecedores de serviços, equipamentos e materiais e os vitivinicultores», referem os organizadores.

O evento é organizado pela ALABE e pela SECF.