FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Volume de negócios na indústria desacelerou em setembro

O Índice de Volume de Negócios na Indústria registou um crescimento homólogo de 0,1% em setembro em termos nominais, um valor que compara com os 3,1% de acréscimo contabilizado em agosto, revelam dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação do índice relativo ao mercado externo situou-se em 1,0% (2,1% em agosto), enquanto o índice relativo ao mercado nacional passou de um aumento de 3,7 pontos percentuais (p.p.) em agosto para uma redução homóloga de 0,6 p.p. em setembro.

Setorialmente, os crescimentos dos índices dos agrupamentos de Energia e de Bens de Consumo, contribuindo em conjuntamente com 2,9 p.p. para a variação total, compensaram as reduções observadas nos agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento, contributo conjunto de -2,8 pontos.

Já os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas registaram aumentos homólogos de 1,5, 2,9 e de 1,2 pontos, respetivamente, com variações de 1,6, 3,3 e de 2,4% em agosto, pela mesma ordem.

Ainda, de acordo com a nota do INE, no 3º trimestre de 2016, as vendas na indústria apresentaram uma variação de -1,2%(-2,9 p.p. no trimestre anterior).

Fonte: Dinheirodigital