FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinhos de Talha em destaque no Enóphilo Wine Fest

São mais de 300 vinhos em prova de meia centena de pequenos e médios produtores no regresso de Enóphilo Wine Fest a Lisboa. Entre as surpresas da 13ª edição, realizada a 23 de Abril, entre as 14h30 e as 20h, no Hotel Marriott, contam-se o Talha DOC, uma mostra de vinhos de talha DOC Alentejo, assim como um conjunto de Provas Especiais de extraordinários vinhos, nacionais e internacionais.

Guardiões de uma tradição e cultura milenares, os vinhos de talha têm vindo a reocupar um lugar de destaque entre os vinhos produzidos na região do Alentejo, assim como a conquistar um número crescente de consumidores, razão pela qual ocupam lugar de relevo naquela que é edição mais participada de sempre do Enóphilo Wine Fest.

No âmbito do Talha DOC, um “evento dentro do evento”, organizado em parceria com a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, em que 10 produtores daquela Região dão a conhecer vinhos icónicos e novidades, que expressam uma identidade tão peculiar. Associação de Produtores de Vinho de Talha, Gerações da Talha, Quinta da Pigarça, Esporão, Herdade do Rocim, Adega de Borba, XXVI Talhas, Sovibor e ACV são os embaixadores da novidade desta edição do evento.

A um leque de vinhos tão rico quanto diverso, para descobrir sem pressa, o Enóphilo Wine Fest junta ainda algumas especialidades para conhecer num conjunto de provas especiais, pensadas para surpreender enófilos tanto enófilos amadores como profissionais.

HeadRock e Quinta Serra d'Oura: 10 anos de história no terroir de Vidago

Horário: 15h às 16h

Duas marcas de um mesmo produtor e de um mesmo terroir: Vidago. Uma prova para conhecer esta zona da sub-região de Chaves, um dos locais de excelência para a produção de vinho em Trás-os-Montes, e celebrar os 10 anos de actividade deste produtor. Um momento especial, falado na primeira pessoa, onde se apresenta um pouco do portfolio e da história destes vinhos através de duas mini-verticais, que revelam a excelente evolução destes vinhos.

Bierzo: um dos segredos mais bem guardados de Espanha

Horário: 17h às 18h

Uma masterclass conduzida pelo enólogo e produtor César Márquez, uma das estrelas em ascenção da região de Bierzo, que irá apresentar alguns vinhos da região, uma selecção de vinhos seus, de Gregory Perez e de Raúl Pérez - um dos nomes mais sonantes do mundo do Vinho. Oportunidade para conhecer esta pequena, mas muito badalada, denominação do norte de Espanha.

Churchill’s - 40 anos de vinhos do Porto e Douro 19h às 20h

Horário: 19h às 20h

A celebração dos 40 anos da Churchill's, com o enólogo Ricardo Pinto Nunes, numa prova única onde se poderá provar em primeira mão novidades como o Grafite Tinta Roriz e uma "cask sample" do Tawny 40 anos que será lançado no final do ano. Uma oportunidade para conhecer uma casa conhecida pelo seu estilo mais seco e fresco, com Portos produzidos exclusivamente a partir de uvas de letra A, apanhadas e selecionadas à mão, pisadas a pé em lagares tradicionais de granito, com fermentações naturais mais longas, numa filosofia de mínima intervenção.

No regresso a Lisboa para “dar a conhecer e a provar um pouco do melhor que se vive em Portugal a cada vez mais pessoas, o Enóphilo Wine Feste apresenta-se com valor acrescentado, reunindo o maior número de produtores e vinhos de sempre e um conjunto de eventos satélite, como o Talhas DOC e as Provas Especiais, a mostrar que é possível fazer mais a cada edição, de modo a proporcionar uma experiência única a quem nos visita”, afirma Luís Gradíssimo, responsável pelo evento.

Os bilhetes, no valor de 20€, já estão disponíveis na Ticketline, online e nos pontos de venda habituais. Já as Provas Especiais, limitadas a 20 participantes cada, podem ser acedidas através de bilhete próprio, também no valor de 20€, disponíveis nos mesmo canais.