Vendas de vinho do Porto para o Brasil caíram 29% até setembro

  • 02 janeiro 2017, segunda-feira
  • mercados

Nos primeiros nove meses do ano as vendas mundiais do vinho do Porto recuaram 0,9%, mas no Brasil a queda foi muito maior. Em Portugal, pelo contrário, o consumo está em alta.

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro nos primeiros nove meses de 2016 cifraram-se em 1,85 milhões de euros, menos 29% do que em igual período de 2015, de acordo com o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A queda é muito mais acentuada do que a tendência global de vendas dos vinhos do Porto, o que tem provocado um declínio do peso do Brasil entre os maiores consumidores mundiais deste tradicional produto português.

Em setembro de 2016, a quota do mercado brasileiro no consumo global de vinho do Porto era de 0,8%.

Segundo o IVDP, o Brasil ocupava então o 13º lugar na lista de maiores compradores do mundo, e o 12º lugar entre os destinos de exportação. Durante vários anos o Brasil chegou a estar entre os dez maiores mercados globais para o vinho do Porto.

No período de janeiro a setembro do ano passado as vendas mundiais de vinho do Porto baixaram 0,5%, para 237,3 milhões de euros.

No maior mercado do vinho do Porto, a França, as vendas recuaram 1% face a 2015, para 52,5 milhões de euros. Mas em Portugal, segundo maior consumidor, a faturação daquele produto cresceu quase 10%, para 44,2 milhões de euros.

Holanda, Estados Unidos da América, Alemanha e Dinamarca foram alguns dos mercados onde as vendas de vinho do Porto cresceram nos primeiros nove meses do ano passado.

Já o Reino Unido, Bélgica, Canadá e Espanha registaram decréscimos face a 2015.

Além destes mercados, também a Suíça e a Itália estão já à frente do Brasil no consumo de vinho do Porto, segundo o IVDP.