FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vendas de arroz no retalho em crescimento

Três dos quatro principais tipos de arroz no mercado nacional – agulha, carolino e basmati – estão a perder terreno para as variedades étnicas – risotto, selvagem, sushi e thai.

arroz

Em crescimento, no último ano, estão ainda o arroz vaporizado (+2%) – que já representa dez por cento do total das vendas de arroz – e o integral (+19%).

As especialidades registam «crescimentos muito significativos, mesmo com preços mais elevados, comprovando uma maior procura por produtos premium e uma performance muito positiva dos segmentos mais caros», explica Tiago Rodrigues, Sales Consultant Manager da consultora Nielsen.

Esta tendência além de «atenuar os decréscimos» verificados nas vendas de arroz nos últimos cinco anos, ajuda a valorizar a categoria.

Com as especialidades a saltarem com mais frequência para as cestas de compra dos consumidores (mais caras que as variedades tradicionais), as vendas de arroz nos espaços de retalho desceram em quantidade (-3%) mas aumentaram em valor (+2) até janeiro, face aos 12 meses anteriores, para 75,5 milhões de euros.

O que leva Tiago Rodrigues a aconselhar os fabricantes a apostar em segmentos que acrescentem valor à categoria e a entregarem ao consumidor aquilo que procura: qualidade, inovação e saúde.

Presente em 93% dos lares nacionais, o arroz levou, em média, as famílias 11 vezes aos supermercados no último ano. Em cada compra, gastaram 1,54 euros.

Fonte: Hipersuper