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Revista TecnoAlimentar

Vendas da Distribuição Alimentar crescem em 2015

Em 2015 é expectável um crescimento das vendas próximo dos 2%, atingindo valores ligeiramente superiores a 99 800 milhões de euros graças ao contexto macroeconómico mais favorável.

A faturação agregada dos hipermercados, supermercados e estabelecimentos de cash & carry, no conjunto do mercado ibérico, situou-se nos 98 290 milhões de euros em 2014, menos 0,3% do que no exercício anterior, num contexto de volatilidade dos preços e forte concorrência entre os operadores do sector. As conclusões são da Informa D&B, que publicou o estudo setorial ‘Distribuição Alimentar’ (Mercado Ibérico).

As vendas em Portugal totalizaram 14 390 milhões (-0,1% que ano anterior), enquanto em Espanha desceram 0,4%, para os 83 900 milhões de euros.

Hipermercados descem mais que supermercados

A faturação dos supermercados foi de 75 550 milhões de euros (-0,2%), valor que representa cerca de 77% do total do mercado ibérico. Os hipermercados, pelo seu lado, mantiveram a tendência descendente, com o volume de negócios a contrair 1,2%, para 17 580 milhões de euros.

No que respeita aos estabelecimentos de cash & carry, observa-se um ligeiro aumento da faturação em 2014, devido à recuperação moderada da atividade no sector da restauração.

As condições do mercado melhoraram em 2015, prevendo-se que no final do ano o volume de negócios setorial recupere para valores ligeiramente acima de 99 800 milhões de euros.

Nos próximos anos aumentará o desenvolvimento de novos canais de comunicação na Internet, a penetração do comércio eletrónico e a ampliação da gama de produtos e serviços oferecidos. A melhoria da oferta de produtos frescos constitui outras das principais linhas estratégicas dos operadores no curto e médio prazo.

É também expectável um aumento do investimento das grandes cadeias para a ampliação das redes de pontos de venda, especialmente no que se refere a formatos de proximidade, bem como um maior protagonismo dos estabelecimentos franchisados.

Neste contexto, a curto e medio prazo manter-se-á o processo de concentração empresarial, tanto em Espanha como em Portugal, reforçado por novas operações de aquisição de empresas e estabelecimentos pelos grupos de maior dimensão.

Dados gerais, 2014

 
Espanha
Portugal
Total
mercado
ibérico
Número de estabelecimentos
 
 
 
·       Hipermercados
487
105 (a)
592
·       Supermercados (b)
29 900
4800 (a)
34 700
Faturação (milhões de euros)
83 900
14 390
98 290
·       Hipermercados
14 500
3080
17 580
·       Supermercados
65 650
9900
75 550
·       Cash & carry
3750
1410
5160
Faturação (% var. 2014/2013)
-0,4
-0,1
-0,3
Previsão de evolução da faturação
(% var. 2015/2014)
+1,5
+2,0
+1,6

(a) exclusivamente Portugal continental. (b) inclui estabelecimentos discount e cash & carry.

Fonte: Informa D&B – Estudos Setores DBK: “Distribuição Alimentar (Mercado Ibérico)”