FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

“Valorização do fumeiro de Montalegre” em debate

No âmbito do Projeto “Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver”, decorrerá a 30 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, o seminário “Valorização do Fumeiro de Montalegre”.

fumeiro

A sessão é gratuita e destina-se a agentes da fileira do fumeiro de Montalegre.

Neste seminário o painel de oradores será constituído por Santos Silva, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) que irá apresentar as “Especificidades da produção de Fumeiro em Montalegre”.

Segue-se Armand Touzanne, que irá apresentar a Associação Porco Preto Bigorre Louey, em específico a comunicação e comercialização do Presunto.

A apresentação da “Casa do Presunto de Montalegre” ficará a cargo de David Teixeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre e José Luís Nogueira, Presidente do Conselho de Administração do Matadouro Regional do Barroso e Alto Tâmega.

Para fechar o painel, está prevista a comunicação de Luís Tibério, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que fará a apresentação do Plano Estratégico do Fumeiro de Montalegre.

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, um representante da CCDR-N, e o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre participam depois numa mesa redonda no final da iniciativa.

O projeto “Fumeiro de Montalegre - Cooperar para Competir e Desenvolver”, promovido pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020 e estará em curso até julho de 2019, no Município de Montalegre.

Tem por objetivo capacitar e dinamizar a fileira do fumeiro de Montalegre, com vista a criar um ambiente profícuo de coopetição (cooperação/competição) entre os diferentes agentes que contribua para a promoção da competitividade e sustentabilidade da fileira e do território.