FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Valorfito aumenta consumo de sacos com 100% de material reciclado

Entre 2019 e 2021, cenários pré e pós pandemia, o Valorfito - Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura - aumentou em cerca de 25% a distribuição e utilização de sacos de plástico para gestão de embalagens utilizadas.

Com recurso à mais inovadora tecnologia, certifica-se que estes sacos são feitos 100% de material reciclado, promovendo uma estratégia de reutilização e recuperação de recursos, fundamental num contexto de economia circular.

Uma ferramenta única em Portugal, utilizada pela fábrica Silvex, que separa automaticamente resíduos por tipo de polímero e cor, permitindo obter um reciclado de elevada qualidade. Desde 2019 que o Valorfito tem vindo a aumentar, progressivamente, a distribuição e utilização deste tipo de materiais junto do sector, pelo que, é cada vez mais importante o trabalho de sensibilização para as boas práticas e estratégias de recuperação de materiais.

Os sacos produzidos para o Valorfito são feitos com 80% de reciclado pós consumo e os restantes 20% de filler (um material inorgânico), não contendo qualquer quantidade de plástico virgem, o que é uma enorme mais-valia em termos de sustentabilidade ambiental.