FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vacas felizes produzem leite com mais cálcio

Um novo estudo mostrou que infusões diárias de substâncias químicas associadas a sentimentos de alegria podem aumentar os níveis de cálcio no sangue e no leite de vacas leiteiras.

vacas

O estudo, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), prova que a serotonina, uma hormona associada a sentimentos de felicidade, aumenta os níveis de cálcio no sangue e no leite de vacas leiteiras.

Os resultados, publicados no Journal of Endocrinology, dão conta de que manter os animais saudáveis e felizes é fundamental para produzir leite de qualidade.

Os investigadores de Wisconsin-Madison partiram de uma premissa: o facto de, em roedores, a serotonina (uma hormona associada a sentimentos de bem-estar e felicidade) desempenhar um papel importante na manutenção do nível de cálcio.

Assim, uma equipa liderada pela investigadora Laura Hernandez adicionou à alimentação de 24 vacas leiteiras grávidas uma infusão embebida com uma substância que se converte em serotonina.Metade das vacas que participaram no estudo eram da raça Jersey e as outras da raça Holstein. Os níveis de cálcio, tanto no leite e sangue, foram medidos ao longo da experiência e em todas as vacas se registou um aumento dos níveis de cálcio.

Contudo, no caso das vacas Holstein, a serotonina aumentou mais o nível de cálcio no sangue. O inverso aconteceu com as vacas Jersey, onde subiu o nível de cálcio no leite.

Fonte: Boas Notícias