FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Utilização de subprodutos na indústria de alimentação animal é tema promovido pelo CEBAL

Na próxima quinta-feira, dia 24 de março, pelas 14h30, realiza-se a sessão online “Valorização da utilização de subprodutos na indústria de alimentação animal”, com a Ana Cristina Monteiro, Gestora de Ciência no FeedInov Colab, no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal - Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL). A sessão abordará a valorização de subprodutos pela indústria de alimentos compostos, para que no futuro venham a ser utilizados de forma mais transversal na alimentação animal.

Nesta sessão a Ana Cristina Monteiro apresentará os subprodutos que atualmente são utilizados pela indústria de alimentos compostos, nomeadamente das indústrias agroalimentares (tais como bagaços de oleaginosas, sêmeas e outros subprodutos dos cereais, melaços, entre outros) e da produção de biocombustíveis. Em 2019, cerca de 32% de subprodutos foram utilizados no fabrico de alimentos compostos para animais. Mas, a sua utilização pode ser mais abrangente, quer através da utilização de subprodutos que já foram utilizados no passado, quer através de novos subprodutos que anteriormente não existiam ou não tinham dimensão suficiente para serem considerados interessantes para o mercado (como é o caso do bagaço de azeitona).

As novas políticas europeias, principalmente o Pacto Ecológico através da estratégia “Farm to Fork” (do Prado ao Prato), vieram impulsionar e colocar pressão nos agentes económicos no sentido de acelerar a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. Esta nova realidade veio criar urgência no aproveitamento destes subprodutos e vários trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos para avaliar e valorizar estes produtos para que sejam utlizados de forma mais transversal na alimentação animal.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em https://us02web.zoom.us/j/89820347656?pwd=QnlqVDZ6aTAzK1lrclcyTWY1bGQ0dz09. É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este Ciclo de Conferências, bimestralmente, em que convidará investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objetivo de promover a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal, contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário.