FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Universidade de Harvard reduz consumo de leite e lactícinios na Pirâmide Alimentar

 

leite-consumo

A Harvard School of Public Health efetuou uma reestruturação da Pirâmide Alimentar que certamente gerará discussão: a exclusão do leite e derivados como elemento essencial numa dieta equilibrada.

Segundo a publicação da conceituada Universidade, “as recomendações existentes para aumentar o consumo de leite e lacticínios parecem refletir os interesses da poderosa indústria do leite e não dos resultados recentes demonstrados pela ciência”. Segundo a notícia lançada por aquela instituição de ensino, “existe pouca – ou até nenhuma – prova de que o consumo de leite previne o aparecimento de osteoporose ou fraturas, e existem provas evidentes de que o elevado consumo de produtos lácteos está associado ao aumento do risco de cancro da próstata e talvez dos ovários”. Ainda assim, a publicação sustenta que o consumo moderado de lacticínios (uma a duas porções diárias) não traz riscos para a saúde.

Para além desta recomendação, aquela instituição recomenda também controlar o consumo carnes vermelhas e de cereais refinados (ex: arroz branco e pão “branco”) porque, no organismo, estes agem como o açúcar. Com o tempo, o consumo excessivo deste tipo de cereais pode gerar dificuldades no controlo do peso e também aumentar o risco de doenças do coração e diabetes.

Ler aqui.

piramide-alimentar