FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Uma reflexão sobre o queijo como alimento

O queijo é um produto alimentar de elevado valor nutricional, contendo aminoácidos, gorduras e oligossacáridos, bem como uma série de nutrientes, incluindo cálcio, magnésio, iodo, e muitas vitaminas, com destaque para as vitaminas A e E. Além disso, muitos queijos são ricos em peptídeos bioativos, e outros tipos de compostos bioativos como alguns oligossacáridos e esfingolípidos.

Queijo

Por: Rui Alves, diretor da revista Tecnoalimentar

O queijo tem, também, altos teores de gorduras saturadas e colesterol, sendo por isso normalmente não recomendados para pessoas com risco de problemas cardiovasculares. Porém, a relação entre a composição do queijo (e outros alimentos) e os níveis de colesterol são ainda hoje alvo de grande discussão, sendo duvidosas as relações diretas entre o consumo deste tipo de produtos e os problemas cardiovasculares.

Para além de ser um bom alimento sob o ponto de vista nutricional, o queijo é também uma fonte de riqueza para as populações, contribuindo para a sustentabilidade das populações ligadas à agricultura, promovendo a sua fixação nas áreas rurais e consequente tratamento adequado do ambiente. E os animais de onde provém o leite são elementos fundamentais e distintivos de muitas paisagens, ajudando a mantê-las e a preservá-las. 

O queijo é também um elemento fundamental na gastronomia mundial, e por consequência um elemento essencial para a compreensão da cultura e história dos povos. É impossível pensar na Serra da Estrela sem pensar no seu queijo, ou nos queijos de Serpa, de Niza e das Ilhas. É impossível pensar em França sem pensar no Camembert ou no Roquefort, ou nos queijos de outros países que hoje encontramos na prateleira de qualquer supermercado como Parmesão italiano, o Feta grego, o Stilton inglês, o Gouda holandês, entre outros. Estes são pequenos exemplos, pois quase se poderia dizer que em cada pequena região há pelo menos um tipo de queijo, seja ele feito com leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala… E quantos alimentos do nosso dia a dia são hoje confecionados com queijo?

Em Portugal, o queijo é um dos produtos representantes de um setor altamente organizado e que gera produtos de muito elevada qualidade. As cooperativas de laticínios promoveram o associativismo que facilitou a produção, a formação, a divulgação de boas práticas, a industrialização do leite e dos seus derivados, bem como formas modernas de marketing e distribuição. Trata-se de um setor que deveria ser tomado como exemplo para outros tipos de agricultura/pecuária, com o objetivo de aumentar produções, encontrar mercados, minimizar as quebras que sempre existem na produção, racionalizando as diferentes fileiras e, consequentemente, garantindo a qualidade dos produtos e a geração de mais-valias para os todos os intervenientes.

Como acontece com todos os produtos alimentares, tem aspetos positivos e negativos, sucessos e insucessos, e muitas histórias para contar. E também tem modas, algumas vezes contra, mas muitas vezes a favor, até porque nunca deixará de ser um produto muito natural e cómodo, porque fácil de conservar e usar, bem ao jeito das sociedades modernas.