FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

UE proíbe importações de carne de 20 fábricas brasileiras

O Comité Permanente de Plantas, Animais, Alimentos de Consumo Humano e Animal da Comissão Europeia decidiu retirar 20 fábricas brasileiras da lista de exportadores autorizados de carne e derivados, principalmente aves, para a União Europeia (UE).

carne

«Confirmamos que os Estados-membros votaram por unanimidade a favor da retirada e afastamento de 20 estabelecimentos brasileiros da lista daqueles junto dos quais são autorizadas importações de carne e produtos derivados, principalmente aves», lê-se numa nota de imprensa citada pela agência Lusa que foi divulgada após a reunião do referido comité, que conta com representação de todos os Estados-membros.

Os estabelecimentos serão excluídos da lista de empresas autorizadas a exportar carne e derivados para o bloco europeu por causa de «deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro».

A medida foi proposta pela Comissão Europeia após terem sido «detetadas deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro».

Irá entra em vigor 15 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE.

Na terça-feira, o ministro brasileiro da Agricultura, Blairo Maggi, já tinha anunciado que a UE se preparava para tomar a decisão anunciada na quinta-feira. Na altura ameaçou retaliar com uma queixa junto da Organização Mundial do Comércio.

A decisão entretanto oficializada pela Comissão foi confirmada pelo governante numa conferência de imprensa na quinta-feira, na qual apresentou o relatório da sua recente viagem a Bruxelas para encontros com representantes oficiais do bloco europeu.

Na conferência, Maggi assumiu que a suspensão das fábricas tem por base os resultados de uma operação policial realizada em março deste ano, durante a qual foram detetadas fraudes no controlo sanitário e nove estabelecimentos de carnes da empresa brasileira BRF, a maior exportadora mundial de carne de frango.

Fonte: Renascença