FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Turquia pode ser oportunidade para a Indústria Láctea

4feb12e292b29Um novo relatório do Rabobank descobriu que o mercado de lácteos em desenvolvimento da Turquia oferece oportunidades animadoras na indústria emergente de exportação, com acesso a mercados que anteriormente eram difíceis para as companhas ocidentais. Entretanto, isso não ocorre sem desafios.

O relatório, “Is Dairy Delight to be Found in Turkey”, informou que a crescente população urbana com maior nível de rendimento disponível e interesse em produtos com valor acrescentado também está a apresentar um mercado de lácteos atraente e vibrante. Entretanto, como qualquer região emergente, existem desafios para aproveitar a maior parte dessas oportunidades.

“Aproveitar as vantagens das oportunidades no mercado doméstico ou de exportações requererá uma fonte segura de leite, especialmente à medida que as importações turcas estão sujeitas a tarifas”, disse o analista do Rabobank, Matthew Johnson. “Além disso, a Turquia enfrenta um tipo de incerteza económica e política que pode frequentemente afetar as regiões emergentes. Aproveitar as vantagens de duas oportunidades requer navegar num cenário politico e económico frequentemente imprevisível”.

O mercado doméstico de lácteos da Turquia deverá crescer de €5,2 mil milhões (US$ 6,61 mil milhões) em 2013 para €9,7 mil milhões (US$ 12,34 mil milhões) em 2018. O aumento da urbanização, juntamente com o crescimento das receitas disponíveis fizeram com que os produtos com valor acrescentado crescessem com um alto nível de marcas locais evidentes. Entretanto, produtos lácteos tradicionais e estruturas de processamento estão ao lado disso levando a um elevado grau de fragmentação. Dessa forma, a consolidação através de atividades de fusões e aquisições será possível apesar de fazer sem investimento numa marca turca, que é altamente respeitada, pode ser algo desafiador.

Uma segunda possibilidade será para as companhias investirem na indústria de lácteos da Turquia para ganhar acesso a mercados crescentes no Iraque, Geórgia e Oriente Médio. Embora ainda bastante limitada em escala, a Turquia está a crescer rapidamente no mercado de exportação, com 121.000 toneladas de produtos exportados em 2013, um aumento anual de 23%, e com um valor de US$ 282 milhões. Essa oportunidade pode ser aproveitada investindo localmente ou usando a Turquia como um potencial eixo de reexportação.

Embora a Turquia ofereça às companhias internacionais muitas oportunidades para investimento, os pré-requisitos para o sucesso incluem garantir uma fonte de oferta de leite numa região que tem um setor primário fragmentado. Além disso, uma ampla compreensão do potencial político, bem como os riscos económicos são importantes, o que significa que encontrar um sócio doméstico será vital.
Ler aqui.