FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Três vinhos da Lavradores de Feitoria distinguidos pela Wine Spectator

Três vinhos da Lavradores de Feitoria foram distinguidos internacionalmente pela Wine Spectator. O especialista em vinhos, provador e editor executivo Kim Marcus atribuiu, respectivamente, ao ‘Meruge branco 2014’, ao ‘Meruge tinto 2013’ e ao ‘Três Bagos Grande Escolha tinto 2011’, 90, 91 e 92 pontos.

Se o branco 2014 e o tinto 2013 da marca ‘Meruge’ já estão no mercado, a colheita de 2011 do ‘Três Bagos Grande Escolha tinto’ ainda não. O topo de gama da Lavradores de Feitoria está pronto, e até já se tem mostrado à crítica nacional e internacional, que o tem provado e aprovado. Sendo o melhor da “Selecção” da LF, há que dar-lhe mais uns meses de estágio em garrafa.

O ‘Meruge branco’ é um vinho com estágio em madeira “100 por cento português”. É feito apenas com Viosinho, uma casta autóctone e, com a particularidade de ser proveniente de vinhas de encepamento muito antigo, as chamadas Vinhas Velhas; e é fermentado e estagiado em barricas novas de carvalho português, sendo esta junção inédita. Com a estrutura e a complexidade que apresenta, este é um vinho com enorme potencial de envelhecimento.

O ‘Meruge tinto’ é feito à base de Tinta Roriz, e um apontamento de Vinhas Velhas, é um Douro muito fino e elegante, a lembrar os afamados Pinot Noir da Borgonha. Repleto de notas aromáticas a lembrar frutos vermelhos, tem uma acidez equilibrada, taninos suaves e aveludados. O final de boca é longo e muito agradável. A colheita de 2013 marca a 10.ª edição deste disputado néctar de perfil internacional.

No topo desta lista surge o ‘Três Bagos Grande Escolha’, um tinto que a Lavradores de Feitoria apenas produz em anos de colheitas excepcionais. Feito a partir “do melhor do melhor”: uvas de Vinhas Velhas, com idades superiores a 60 anos, seleccionadas pela sua localização, solo e encepamento. De destacar a vinificação, sendo a fermentação feita nos tradicionais lagares de granito e em balseiros de carvalho, com maceração prolongada.