FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Três milhões de quilos de Dona Uva vão chegar à mesa dos portugueses este ano

A colheita da uva de mesa Dona Uva já arrancou com as primeiras variedades Cardinal (preta com grainha) e a Uva branca sem grainha. A Frutalmente, que detém a marca Dona Uva, estima para este ano uma produção de três milhões de quilos de uva de mesa, produzidos em 200 hectares nas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. As Uvas Dona Uva estão disponíveis nos principais híper e supermercados de todo o país.

Em linha com o ano passado, a produção de uva de Mesa Dona Uva apresenta características únicas de textura e sabor, fazendo jus à promessa da marca de produzir uvas “Naturalmente Doces” nas variedades Cardinal, Red Globe, Rosadas sem grainha, Michelle Palieri, Brancas sem grainha, Vitória e Dona Maria.

As uvas Dona Uva crescem ao ar livre de forma tradicional, no sistema Y. Neste sistema, os cachos crescem em troncos mais altos, o que permite aumentar a produção e a rentabilidade da colheita, mas também reduzir a utilização de água e de fertilizantes.

A Dona Uva venceu em 2022, pelo quarto ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria Fruta, revelando assim, uma vez mais, a preferência dos consumidores, pela marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal, com uma classificação final de 79,9%, a mais elevada desde 2019, ano em que concorreu pela primeira vez a este prémio.