FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Trabalhadores da distribuição em greve no domingo de Páscoa

Greve começa às 00:00 de domingo e termina à meia noite. Trabalhadores querem fim dos bloqueios à negociação coletiva.

O Sitese divulgou um pré-aviso de greve para os trabalhadores das empresas de distribuição, com início às 00:00 e fim às 24:00 de 16 de abril, domingo de Páscoa.

Segundo um comunicado do Sitese - Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo declara «greve à prestação de trabalho» para os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED — Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

A greve decorrerá durante todo o domingo de Páscoa e tem como objetivo reivindicar o respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa, pela conciliação da vida familiar com a vida profissional e pelo trabalho digno.

Além disso, o sindicato sublinha também que a greve «é contra a precariedade, as reduções salariais» e visa a defesa dos direitos dos trabalhadores, o respeito e exigência do cumprimento integral da negociação coletiva e o «fim imediato dos bloqueios à negociação coletiva».

«Pela defesa de um diálogo social assente no cumprimento efetivo dos compromissos assumidos e a assumir», lê-se na nota, que indica ainda que «no caso concreto, os serviços necessários à segurança e manutenção dos equipamentos e instalações são os habitualmente necessários nos dias de descanso semanal ou outros dias em que é suspensa a laboração».

Fonte: Dinheiro Vivo