FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go celebra dois anos e um milhão de refeições salvas

A empresa de impacto positivo Too Good To Go acaba de celebrar dois anos de atividade em Portugal na mesma semana em que atinge a meta de um milhão de refeições salvas em território nacional.

A App já está disponível em todas as capitais de distrito, assim como nas regiões dos Açores e Madeira, e chegou a Portugal no final de Outubro de 2019. O impacto positivo que a Too Good To Go já criou, tanto no ambiente, como na educação e sensibilização dos portugueses, face à importância do combate ao desperdício alimentar, é notório e os números estão à vista. 1 Milhão de refeições salvas do desperdício, o que representa cerca de 2.500 toneladas de Co2e que não foram emitidas para a atmosfera - o mesmo que a pegada de carbono anual de 472 portugueses. Mais de 926.000 Waste Warriors (utilizadores da App).

Quase 4.000 estabelecimentos parceiros, que combatem o desperdício alimentar, disponibilizando o seu excedente alimentar diário na aplicação. Alguns “fun facts” sobre a Too Good To Go em Portugal: 463, é o maior número de Magic Boxes salvas por um único Waste Warrior. Pastelaria é o tipo de Magic Box mais salva na App Too Good To Go, com 206.000 refeições salvas, nesta categoria. Lisboa foi a cidade que salvou mais refeições, com mais de 240.000 refeições salvas na capital.

A Too Good To Go, trabalha com um leque diversificado de parceiros de vários segmentos, da área alimentar, desde supermercados, restauração, hotelaria, assim como produtores e distribuidores, fornecendo-lhes uma ferramenta que é uma solução simples e escalável, para resolver um problema real e global. Através da aplicação, qualquer tipo de negócio da área alimentar, independentemente da sua dimensão,  pode canalizar o seu excedente alimentar para um novo marketplace. Mas são, principalmente, os parceiros e utilizadores da App, que estão de parabéns pelas metas atingidas nestes últimos 2 anos da Too Good To Go em Portugal.

Parceiros como a cadeia de supermercados Auchan, uma das primeiras marcas a juntar-se à Too Good To Go, que atualmente está presente na aplicação com 69 lojas, ou a cadeia de restauração Chickiquinho, com 4 lojas disponíveis na App, referem as vantagens da parceria com a aplicação. Para o Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa, da Auchan, Paulo Monteiro: “A parceria que temos mantido ao longo do tempo com a Too Good to Go, reforçada com o progressivo alargamento da oferta, permitiu salvar perto de 85.000 refeições e evitar 210 ton de Co2 até Agosto deste ano.

Esta relação de sucesso é possível graças à dinâmica e dedicação da equipa Too Good to Go, sempre disponível para encontrar as melhores soluções que permitam, efetivamente, diminuir o desperdício alimentar em Portugal.” Francisco Castelo Branco, Managing Partner da marca Chickinho, refere que: “O Chickinho está totalmente empenhado, desde a sua abertura, em trabalhar da maneira mais responsável e sustentável possível. Trabalhamos com produtores nacionais, utilizamos métodos de confeção mais sustentáveis e desenvolvemos um menu que nos permitisse reduzir ao máximo o desperdício alimentar através do reaproveitamento das sobras em receitas originais.

A parceria com a Too Good To Go veio assentar como uma luva nesta nossa estratégia. Permite-nos dar uma nova vida ao nosso excedente, ao mesmo tempo que damos a conhecer os nossos produtos a novos clientes.” A Too Good To Go possibilita a um marketplace online a oportunidade de comercialização e compra de alimentos em perfeitas condições de consumo, que simplesmente não foram vendidos durante o horário de turno ou expediente habitual.

Um processo de economia circular que possibilita uma segunda oportunidade a alimentos e produtos alimentares, em bom estado para consumo, que de outra forma seriam desperdiçados. O processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido.

Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes - que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.