FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go acelera expansão nos EUA

Too Good To Go, o maior marketplace B2C do mundo para excedente alimentar, está a escalar o seu sucesso a nível global com planos de expansão para 2021.

Too Good To Go

A empresa B Corp de impacto positivo Too Good To Go começa 2021 a apostar no seu plano global de expansão, com especial foco no mercado dos EUA, onde já salvou mais de 85 000 Magic Boxes, desde o seu lançamento em setembro de 2020. A aplicação é a maior plataforma digital do mundo no combate ao desperdício alimentar.

Em Portugal, o foco também foi a expansão e a aplicação terminou o ano de 2020 presente em quase todo o território nacional - norte, centro, sul e ilhas (Madeira e Açores) - com cerca de 400 mil refeições salvas, o que significa que evitou o desperdício de mais de 400 toneladas de alimentos desde o seu lançamento no nosso país, em outubro de 2019. 

À data de hoje, a nível nacional, a Too Good To Go conta com mais de 600 mil utilizadores e cerca de 2.500 estabelecimentos comprometidos, de forma activa, com a luta contra o desperdício alimentar e as suas consequências ambientais, sociais e económicas.

Também no último ano, em solo nacional, grandes marcas como Auchan, Go Natural ou Celeiro, aderiram à app, adaptando as suas operações e implementando o conceito em várias das suas lojas, a nível nacional. Também outros estabelecimentos locais, como os supermercados Meu Super e Intermarché ou grupos como Musa e Trigo D'Aldeia; e cadeias hoteleiras como Pestana ou Mercure, tal como muitas lojas independentes, bem como produtores e fabricantes como Nestlé, Danone ou Primohorta, entre outros, mostraram-se empenhados em contribuir com um impacto mais positivo nas suas operações, em Portugal.

«Travar o desperdício alimentar é, apontado por vários especialistas ambientais, uma das principais soluções para combater as alterações climáticas. Graças às refeições que salvámos, através da nossa aplicação, em Portugal, já evitámos a emissão de mais de Mil toneladas de CO2e, o equivalente ao CO2 emitido por cerca de 1 200 voos de Lisboa a Nova Iorque», refere Madalena Rugeroni, Country Manager dos mercados Portugal e Espanha. E acrescenta ainda, «o nosso objectivo para este ano em Portugal, acompanha a intenção e foco de expansão da marca a nível global, pretendemos estender e disponibilizar a nossa plataforma a todo o território nacional e ser uma solução prática e acessível ao maior número e diversidade de parceiros da indústria alimentar, por forma a conseguirmos, juntos, salvar o máximo de refeições do desperdício neste ano de 2021».

Em setembro de 2020, a Too Good To Go começou a luta contra o desperdício alimentar nos Estados Unidos, abrindo operações em Nova York, Boston e Nova Jersey, onde até agora já salvou mais de 85 000 refeições.

Chegou agora a altura de apostar em mais regiões neste território, e uma equipa dedicada a esta nova fase de expansão está já sediada em Washington D.C. e na Filadélfia, áreas onde a empresa poderá apoiar com mais agilidade e eficácia os estabelecimentos e parceiros da Costa Leste que têm operações em várias cidades. A aplicação Too Good To Go será assim lançada na Filadélfia em Fevereiro, Washington, D.C. em Março e São Francisco em Abril, e a marca tem planos adicionais para estar presente em muitas das maiores cidades dos EUA, até ao final de 2021.

«Após o sucesso e receptividade à aplicação em Nova York, Boston e Nova Jersey, expandir para a Costa Leste surge, de forma natural, como o próximo passo para nós», comenta Lucie Basch, Co-Fundadora e Directora de Expansão da Too Good To Go.

Nos Estados Unidos, 40% dos alimentos são desperdiçados a cada ano. O objectivo da Too Good To Go é ser capaz de adicionar mais de 8.000 empresas à sua iniciativa nos EUA e construir uma comunidade de mais de 2 milhões de utilizadores até ao final de 2021.

«Já contamos com uma comunidade de mais de 32 milhões de utilizadores e mais de 70.000 estabelecimentos que aderiram à nossa iniciativa nos 15 países em que estamos presentes, sabemos que existe interesse e necessidade numa solução como a nossa a nível global. Por isso, trabalhamos diariamente no sentido de tornar a nossa solução acessível a todos em qualquer lugar e, assim, contribuir para os objectivos globais de sustentabilidade de redução do desperdício alimentar e combate às mudanças climáticas», acrescenta Lucie Basch.

Globalmente, a empresa já evitou o desperdício de mais de 60 milhões de refeições e até 2021 espera salvar mais 65 milhões. A Too Good To Go pretende também gerar 350 novos postos de emprego, que se somarão aos mais de 800 colaboradores que já fazem parte da Too Good To Go a nível global. Tudo por forma a levar a luta contra o desperdício alimentar rumo à meta das mais de 1 bilhão de refeições, salvas do desperdício, até 2024.

O desperdício de alimentos é responsável por 8 a 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa, como forma de contribuir de forma activa para este problema a Too Good To Go trabalha com restaurantes, padarias, supermercados, hotéis, produtores, entre muitos outros parceiros distribuídos por 15 países para combater o desperdício alimentar e as suas consequências ambientais. A aplicação gratuita aproxima negócios da indústria alimentar de uma comunidade de consumidores conscientes do impacto das suas opções de compra, empenhados em contribuir de forma activa para que qualquer alimento de qualidade, neste caso proveniente de excedente dos estabelecimentos parceiros da app, não se torne em desperdício desnecessário.