FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak reduz 20% das emissões de gases com efeito de estufa em toda a cadeia de valor desde 2019

A Tetra Pak lança, hoje, o 25.º Relatório de Sustentabilidade, que regista o progresso da empresa na sua agenda de sustentabilidade. O documento centra-se em cinco áreas interdependentes: sistemas alimentares, circularidade, clima, natureza e sustentabilidade social.

Lançado no Dia Mundial do Ambiente da ONU, assinalado a 5 de junho, o Relatório de Sustentabilidade 2023 da empresa mostra uma redução de 20% nas emissões de GEE da cadeia de valor e uma redução de 47% nas emissões de GEE nas suas operações desde 2019. Neste último caso, a Tetra Pak posiciona-se no caminho certo para atingir o objetivo de zero emissões líquidas de GEE das suas próprias operações até 2030 e dá suporte à sua ambição a longo prazo de trabalhar em conjunto com fornecedores, clientes e outros stakeholders para atingir zero emissões líquidas de GEE em toda a cadeia de valor até 2050.

Outro marco importante em 2023 foi o lançamento de uma embalagem de cartão assética para bebidas com uma barreira de papel, que reduz a sua pegada de carbono em um terço (33%) e aproxima a empresa do desenvolvimento da embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo. Esta inovação de âmbito mundial foi o resultado de um investimento de 100 milhões de euros em investigação e desenvolvimento de embalagens em 2023 – com o mesmo investimento anual previsto para os próximos cinco a dez anos.

Além disso, em consonância com os objetivos da COP28, foi implementada uma estratégia abrangente para a transição sustentável dos sistemas alimentares e a redução do desperdício através de quatro alavancas de mudança e metas de redução, tal como a redução do desperdício alimentar em 50% até 2030, através da tecnologia de automatização das instalações de produção e de tecnologias de processo eficientes.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “A colaboração é cada vez mais importante para alimentar de forma sustentável uma população em crescimento. A nossa presença global e as nossas soluções integrais dão-nos a oportunidade de colaborar diariamente com as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor, desde agricultores e produtores de alimentos a fornecedores, decisores políticos, consumidores, entre outros. Compreendemos a responsabilidade inerente a este papel e continuamos empenhados em desempenhá-lo para transformar os sistemas alimentares mundiais, garantindo que são mais seguros, mais resilientes e mais sustentáveis.”

O Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2023 da Tetra Pak destaca outras conquistas da empresa e as suas iniciativas contínuas para proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. Estas incluem:

  • Expansão dos Programas de Alimentação Escolar: A empresa ajudou 64 milhões de crianças em 49 países a ter acesso a leite e outras bebidas nutritivas através dos Programas de Alimentação Escolar.
  • Promoção da reciclagem: Globalmente, a quantidade de embalagens de cartão para bebidas recolhidas e enviadas para reciclagem em todo o mundo aumentou 7%, em comparação com 2022. Além disso, registou-se um aumento de 14% no volume de polyAl enviado para reciclagem.
    • Em Portugal, foram recolhidas para reciclagem 10.800 toneladas de embalagens de cartão para bebidas, no ano passado. Trata-se de um aumento de 3,5%, face a 2022, quando foram recolhidas para reciclagem 10.400 toneladas de embalagens de cartão para bebidas. Estes dados são suportados pela campanha da Tetra Pak “Reciclar Alimenta”, que na sua edição de outubro de 2023 conseguiu recolher para reciclagem no ecoponto amarelo 750 toneladas de embalagens de cartão para bebidas - uma subida de 7% face ao mesmo mês de 2022.
  • Reconhecimento da liderança em transparência e desempenho corporativo:  Pelo oitavo ano consecutivo, a Tetra Pak foi incluída na “Lista A” do CDP Forests. Paralelamente, a empresa recebeu uma classificação de “A-” em Segurança da Água, no primeiro ano em que o relatório abrange esta área.
  • Implementação ativa dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.

O relatório completo pode ser consultado aqui.