FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak publica Guia Prático para Limpeza de Equipamentos

Tetra PlantMaster

A Tetra Pak publicou um novo guia prático sobre Cleaning in Place (CIP – Limpeza de Equipamentos). O novo manual baseia-se em décadas de experiência no tratamento de alimentos e oferece uma perspetiva sobre as mais recentes tecnologias disponíveis, com o objetivo de ajudar a promover as melhores práticas de CIP e contribuir para a conceção de novos sistemas mais eficientes.

As operações de Cleaning in Place compreendem um amplo leque de processos químicos e mecânicos utilizados pelos produtores de alimentos e bebidas para a limpeza das suas linhas entre produções, sem desmontagem de equipamentos. As operações de CIP desempenham um papel fundamental na garantia da segurança dos alimentos ao mesmo tempo que maximizam a eficiência das linhas, reduzindo ao mínimo os tempos de paragem de produção.

Elaborado para gestores de produção e qualidade, engenheiros técnicos e operadores de máquinas, este novo guia oferece consultoria especializada sobre como obter uma limpeza rápida, segura e eficiente, qualquer que seja o alimento em produção. Demonstra ainda como minimizar custos e impacte ambiental através da redução do consumo de água e detergente para uma ampla variedade de diferentes cenários de produção.

Este guia é também uma referência útil para profissionais de Investigação & Desenvolvimento envolvidos na projeção de novas fábricas, novas linhas de tratamento ou novas formulações. Cobre as mais recentes tecnologias de CIP, incluindo a utilização de água eletrolisada e ozonizada e o uso de sensores inteligentes. Utilizando o IntelliCIP 2.0 da Tetra Pak como exemplo prático, o novo guia mostra como esta tecnologia permite uma limpeza assente nas necessidades reais efetivas e não em parâmetros de limpeza pré-estabelecidos.

“As melhores práticas de CIP significam tempos de produção mais alargados, redução de custos e uma maior eficiência sem prescindir das garantias de segurança ao longo de todo o processo”, refere Stefan Åkesson, gestor de Segurança Alimentar e Segurança de Equipamentos da Tetra Pak. “Ao longo do tempo de vida útil de uma unidade de produção, isto pode traduzir-se em economias de dezenas de milhares de euros que podem ser reinvestidas em novas tecnologias.”

Descarregue aqui o Guia de CIP.

Fonte: Anilact.