FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak inicia investigação pioneira em materiais de fibra vegetal com radiação sincrotrónica

A Tetra Pak iniciou uma investigação pioneira na indústria para progredir rumo ao seu objetivo, de longo prazo, de criar a embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo, feita de materiais de origem vegetal, em colaboração com MAX IV, o laboratório de radiação sincrotrónica mais moderno do mundo. A investigação visa descobrir novas perspetivas sobre a nanoestrutura dos materiais de fibra vegetal e a sua primeira abordagem centra-se na otimização da composição dos materiais utilizados nas palhinhas de papel.

Esta é a primeira experiência de investigação e desenvolvimento industrial de ForMAX, uma estação de investigação completamente nova dedicada ao estudo de materiais florestais, localizada no laboratório MAX IV em Lund, Suécia.

A radiação sincrotrónica é uma técnica habitualmente utilizada na investigação científica como uma poderosa ferramenta para a investigação e desenvolvimento da ciência dos materiais e, em comparação com outras fontes de raios X, oferece elevada luminosidade, alta diretividade e variabilidade energética, fatores que a tornam mais adequada para a investigação e estudo dos materiais de origem vegetal utilizados nas embalagens.

À medida que a procura global por alimentos seguros e nutritivos se intensifica e a escassez de matérias-primas aumenta, a necessidade de desenvolver soluções de embalagem mais sustentáveis torna-se urgente. Os novos materiais à base de fibras vegetais proporcionarão novas oportunidades, mas devem garantir a segurança alimentar, ser recicláveis e mais resistentes aos líquidos e à humidade, enquanto satisfazem as crescentes exigências de sustentabilidade.

Eva Gustavsson, Vice-Presidente de Materiais e Embalagens da Tetra Pak, afirma: "Para atingirmos a nossa ambição de criar a embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo, feita inteiramente de materiais renováveis, ou reciclados, provenientes de origem responsável, totalmente recicláveis e neutros em carbono, é crucial e necessário aumentar a nossa compreensão da estrutura e propriedades dos materiais. A este respeito, a colaboração com ForMAX ajudar-nos-á claramente nesta missão, uma vez que, procuramos aumentar a utilização de matérias-primas à base de fibras renováveis dentro das embalagens". Com esta investigação, a Tetra Pak está a ajudar a descobrir novos conhecimentos sobre materiais de origem vegetal como base para futuras inovações.

Kim Nygård, Diretor da Linha ForMAX da MAX IV, diz: "A experiência na ForMAX é um marco para o meio académico e para a indústria. A estação de investigação é a primeira do seu género e facilitará tanto a investigação industrial fundamental, como a forma como podem ser utilizados materiais novos e sustentáveis no futuro. Estamos orgulhosos por apoiar a Tetra Pak no desenvolvimento de materiais sustentáveis para as embalagens do futuro.”

Eskil Andreasson, Especialista em Tecnologia e Virtual Modelling na Tetra Pak, diz: "A nossa primeira experiência, que começa com as palhinhas de papel, proporcionará capacidades de análise adicionais sobre a resposta do material da palhinha de papel às mudanças no ambiente em tempo real, bem como a forma como a palhinha interage com diferentes tipos de líquidos sob condições rigorosas. Este novo conhecimento será aplicado ao desenvolvimento de futuras palhinhas de papel nas nossas ferramentas de modelação virtual, o que nos ajudará a melhorar a sua funcionalidade".