FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak e Compal anunciam resultados de concurso escolar nacional sobre reciclagem e proteção do ambiente

A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, anunciam os resultados do concurso “Este Natal os enfeites estão por tua conta”, uma iniciativa dirigida à rede nacional de Eco-Escolas, que teve como objetivo apelar de forma lúdica e criativa para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.

Cartaz Tetra Pak Compal

Foram premiadas seis escolas de todo o país e atribuídas quatro menções honrosas. O passatempo “Este Natal os enfeites estão por tua conta” veio desafiar as escolas portuguesas da rede nacional de Eco-Escolas a realizarem enfeites de Natal originais a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak da marca Compal, com o selo FSC®.

Participaram na atividade mais de 250 000 alunos de diferentes graus de ensino, tendo sido submetidos no total cerca de 600 trabalhos. Será atribuído um prémio monetário a cada uma das escolas vencedoras, que deverá ser aplicado em materiais para tornar as escolas mais sustentáveis.

Os premiados da atividade distribuem-se em dois escalões: o primeiro destinado a jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, e o segundo a escolas de outros níveis de ensino até ao 3.º ciclo. As escolas premiadas foram:

  • 1.º Escalão – Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz);

  • 1.º Escalão – Colégio dos Plátanos (Sintra);

  • 1.º Escalão – Jardim de Infância da Castanheira (Águeda).

  • 2.º Escalão – Escola Secundária de Arouca (Arouca);

  • 2.º Escalão – Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas);

  • 2.º Escalão – Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora). 

Foi ainda decidida a atribuição de quatro menções honrosas às seguintes escolas: do 1.º escalão, Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico), Escola EB1/PE/Creche da Nazaré (Funchal); do 2.º escalão, à Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga) e à Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira).

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma: «Este passatempo faz parte de um amplo leque de iniciativas escolares que ativamente promovemos ao longo do ano, e é com um sentimento de missão cumprida que o damos por concluído. Procuramos impactar a comunidade escolar de forma criativa, lúdica e educacional, alertando os jovens para a importância da reciclagem, da correta deposição das embalagens no contentor amarelo e da proteção do ambiente, através da implementação de práticas sustentáveis. A qualidade dos trabalhos submetidos e a elevada adesão a esta atividade, que contou com cerca de seiscentas participações apenas nesta edição, demonstram a relevância de iniciativas como esta para as escolas portuguesas, o que representa para nós motivo de grande orgulho e satisfação».

Para Ana Rita Martins, Marketing Manager da Compal: «Dar o melhor pela fruta também é assegurar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor e iniciativas como esta permitem reforçar a promoção da consciencialização e educação ambiental junto das camadas mais jovens. Simultaneamente, garantimos que as nossas embalagens ganham uma nova utilidade e valor, ao serem transformadas das mais diversas maneiras com uma criatividade e originalidade notáveis. Parabenizamos todas as escolas que participaram no passatempo e que escolheram ter um Natal com enfeites sustentáveis e únicos».

Segundo Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas: «Construir o futuro que queremos para o nosso planeta é uma responsabilidade partilhada por todos e os mais jovens têm um papel fundamental nesse sentido. Desde um Natal mais ecológico, criativo e com um valor emocional acrescentado pelo facto de os enfeites serem produzidos pelos próprios alunos, à sensibilização para a reutilização de materiais, para a prática da reciclagem com o depósito das embalagens no contentor amarelo, passando pela atribuição de prémios monetários às escolas para que se tornem mais sustentáveis, os benefícios que atividades como esta trazem à rede nacional de Eco-Escolas são imensos. Todos os alunos e escolas participantes estão de parabéns e é com muita satisfação que vemos o volume de participações a aumentar de edição para edição».

Para mais informações sobre o passatempo e os vencedores, basta consultar o website oficial do passatempo