FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak compra fábrica onde produz palhinhas de papel em Lisboa

A Cushman & Wakefield, consultora líder global em serviços imobiliários, assessorou a Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagens alimentares, na compra de uma propriedade industrial, em Carnaxide, que produz palhinhas.

O imóvel possui 9,900m² e tem uma proximidade privilegiada à A5. A Tetra Pak já era arrendatária do espaço – que era gerido pela Norfin –utilizado para produção da Tetra Pak Tubex, mas passou agora à sua aquisição.

Presente em Portugal desde 1963, a Tetra Pak tem vindo a apostar na produção de alguns dos seus produtos em território nacional, sendo que a compra desta propriedade, onde são produzidas as palhinhas de papel da empresa, representa o investimento contínuo no país, bem como a aposta em soluções que deem resposta às necessidades dos clientes e preservem o meio ambiente.

A relação entre a Tetra Pak e a Cushman & Wakefield Portugal remonta a 1989, quando a multinacional sueca mandatou a então George Knight para a venda destas mesmas instalações. Mais tarde, a George Knight associou-se à Healey & Baker, que, posteriormente, foi adquirida pela Cushman & Wakefield. Foi aí que surgiu a Cushman & Wakefield Portugal que, em 2001, vendeu o imóvel ao Fund Vision, gerido pela Norfin, após a venda deste ter sido adiada durante alguns anos.

De 2019 a 2022, a propriedade foi segurada pelo CCP 5 - um fundo gerido pela Tristan Capital Partners.

Segundo Eric Van Leuven, Head of Portugal da Cushman & Wakefield, “esta transição imobiliária remete-nos para a origem da Cushman & Wakefield em Portugal e deixa-nos bastante satisfeitos por passado tantos anos, continuarmos a fazer parte da história da Tetra Pak e a ser a sua escolha na assessoria de transições imobiliárias em Portugal. Para Ramiro Ortiz, Diretor Geral da Tetra Pak Ibéria, “esta é uma transação que fez todo o sentido para a Tetra Pak, tendo em conta a relevância desta fábrica para a nossa produção de palhinhas de papel. Esta compra espelha também o investimento que temos vindo a fazer em Portugal e na produção de soluções mais sustentáveis.”

Para o sucesso da transação, a Tristan Capital Partners contou com o apoio da Norfin, o seu parceiro operacional português. Daniel Lopes, Manager da Norfin, explica que “A verdade é que passados 22 anos, este ativo tornou-se um modelo de fábrica, e estamos muito satisfeitos com o resultado”.

Com 31 anos de atividade em Portugal, a Cushman & Wakefield continua assim a prestar serviços de excelência e a criar valor no setor, tendo participado nas operações imobiliárias mais emblemáticas das últimas três décadas.

A empresa é considerada, pelos Euromoney Awards, a melhor consultora imobiliária em Portugal - 2015, 2018, 2020 e 2021 – e no mundo - 2018, 2019, 2020 e 2021.